Salvador é a quarta cidade com maior taxa de roubos e furtos de celulares do Brasil em 2024. Conforme dados do Anuário da Segurança Pública divulgados na quinta-feira (24), a capital baiana 1396,7 aparelhos subtraídos a cada 100 mil habitantes no ano passado.
Logo atrás de Salvador, fechando o “top 5”, Lauro de Freitas é outra cidade baiana com a maior quantidade proporcional de celulares roubados e furtados ao longo de 2024. No caso, o município da Região Metropolitana (RMS) registrou 1.392,0 telemóveis subtraídos.
Na frente das cidades baianas, figuraram apenas São Paulo (SP), Belém (PA) e São Luís (MA). Segundo o Anuário, foi uma característica marcante das grandes cidades a ocorrência de crimes de furto de celulares.
“Essas 20 cidades concentraram 40% de todos os celulares roubados e furtados no país, indicando como esta modalidade criminal é concentrada e característica de cidades de grande porte”, diz o Anuário.
A Bahia, em termos absolutos, ocupou a segunda posição entre os estados com a maior quantidade de furtos e roubos de celulares. Ao todo, o território baiano registrou 72.133 deduções dos aparelhos em 2024, perdendo apenas para São Paulo (287.849). Apesar da estatística, o número de roubos de celulares diminuiu 17,86% no comparativo com 2023. Informações do Bahia Notícias
Comentários