O 66º aniversário de emancipação política de Buerarema foi comemorado na Assembleia Legislativa pelo deputado Marcone Amaral (PSD), que apresentou moção de congratulações pela data que ocorre em 17 de setembro. “Aos bueraremenses, este Parlamento presta justa homenagem, reconhecendo sua luta, sua resiliência e sua participação no fortalecimento da região cacaueira, além de sua relevância para a história da Bahia”, disse.
O parlamentar reafirmou a importância histórica, social, cultural e econômica de Buerarema para o Sul da Bahia. O município integra a microrregião de Ilhéus-Itabuna. Marcone disse que Buerarema possui uma história marcada pela coragem e perseverança de seu povo.
Originado do antigo povoado de Macuco, formado no início do Século XX por famílias que buscavam melhores condições de vida, “o município cresceu às margens do Ribeirão do Macuco, prosperando com a força do trabalho de seus habitantes”. Em 1943, o topônimo foi alterado para Buerarema, denominação de origem tupi que significa madeira fedida. “Desde então, consolidou-se como uma cidade de identidade cultural própria, marcada pela tradição, pela hospitalidade de seu povo e pela contribuição no desenvolvimento do Sul da Bahia”, disse.
Comentários