ALBA recebe alunos da Escola Vila Nova de Portão



Alunos do 4º e do 5º ano fundamental da Escola Municipal Vila Nova de Portão, em Lauro de Freitas, participaram, na manhã desta quinta-feira (18), de uma visita ao Parlamento baiano dentro da programação desenvolvida pela Escola e o Legislativo, programa desenvolvido com o intuito de aproximar a comunidade da Casa do Povo.

Ao todo, 33 discentes e oito professores foram acolhidos e recepcionados no auditório do plenarinho por servidores da Casa, onde assistiram a palestras que abordaram assuntos como a estrutura organizacional e o funcionamento do Parlamento. Posteriormente, os jovens apreciaram o espelho d’água que adorna o edifício-sede da ALBA, Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães, e obras que integram o ambiente da Casa, como o mural do artista plástico Carybé, localizado na rampa de acesso à ALBA, e o painel Galeota Gratidão do Povo, do artista Carlos Bastos, que fica no Plenário Orlando Spínola.

O acompanhamento dos alunos foi feito por Cynthia Rabelo, coordenadora do programa A Escola e o Legislativo, e pelas servidoras Yuriko Guimarães e Viviane Souza, que falaram sobre as funções do Legislativo e discorreram sobre a estrutura e das funções da Assembleia.
 
Cynthia Rabelo destacou a importância da ação. “Tenho muito orgulho de a Casa do Povo ser acessível à comunidade, e a gente estar formando, conscientizando a cidadania de jovens e pré-adolescentes que podem ser, futuramente, deputados e deputadas. É muito inspirador ver como eles absorvem o que falamos aqui na ALBA”, disse ela, destacando ainda a gestão da presidente Ivana Bastos, primeira mulher à frente do Parlamento baiano após 190 anos de existência.
 
O depoimento do estudante do 5º ano fundamental Keneron Silva dos Santos, de 11 anos, comprova o bom nível de aprendizado a que Cynthia se refere. “Estou aprendendo sobre direitos e sobre os três Poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário, que julga as leis. Legislativo é quem cria as leis”, disse.
 
Contente com a visita, a colega de Keneron e também aluna do 5º ano fundamental Taisla Elen Freire Fiaz ficou admirada com a estrutura da Assembleia. “Estou achando maravilhoso. Aqui é muito bonito”, elogiou.
 
Para Alda Ester, gestora da Escola Vila Nova de Portão, que funciona em tempo integral e atende 348 crianças, a democracia, de fato, acontece quando o parlamento abre a porta para o povo. “Esse projeto viabiliza um conhecimento prévio dos direitos, para que nós possamos cumprir os nossos deveres. Vir a esta Casa viabiliza não só aos alunos, mas a nós, professores e gestores, uma liberdade”, afirmou.
 
Vale destacar que, na terça-feira desta semana (16), outros 35 alunos e quatro professores da Escola Vila Nova de Portão visitaram a ALBA pelo programa A Escola e o Legislativo, sendo acompanhados, na ocasião, por Viviane Souza, que falou sobre as funções do Legislativo, e por Marilanja Pereira, que deu explicações sobre a estrutura organizacional do Parlamento baiano.




Fonte