Alba promove sessão especial em comemoração aos 20 anos do Nafro


Alba promove sessão especial em comemoração aos 20 anos do Nafro
Alba promove sessão especial em comemoração aos 20 anos do Nafro

Foto: Sd Gisleno/PMBA

O 20º aniversário do Núcleo de Religiões de Matriz Africana (Nafro) da Polícia Militar da Bahia (PMBA) foi comemorado na manhã desta sexta-feira (19), durante uma sessão na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

O Nafro, que é pioneiro no Brasil entre as forças policiais e militares, foi criado em 2005 e integra o Departamento de Promoção Social (DPS), tendo surgido que surgiu para suprir a falta de representatividade dos religiosos de matrizes africanas integrantes da PMBA, proteger e manter as tradições destas religiões, além de promover e defender a tolerância religiosa. 
Promovida pelo deputado estadual Marcelino Galo, a sessão especial marcou uma trajetória de luta, resistência e avanços. O evento contou com as presenças do diretor adjunto do DPS, tenente-coronel Jusceval, da diretora de Direitos Humanos da Superintendência de Prevenção à Violência da SSP, tenente-coronel Cleidy Milanezi, além de oficiais e praças da PMBA.

“Este é um momento de grande importância simbólica para a Polícia Militar e para o povo baiano por marcar os 20 anos de um movimento de liberdade e tolerância religiosas, bem como de enfrentamento à intolerância e ao racismo”, destacou o tenente-coronel Jusceval. “Hoje temos 20 anos de estrada do Nafro, sendo que ainda há muito a trilhar”, informou.

O Nafro integra o Núcleo Inter-religioso da PM, que também é composto pelas representações católica, evangélica e espírita.

Fonte: DCS/PMBA