ALBA marca presença na 28ª Conferência da Unale



A 28ª Conferência da União dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) foi aberta oficialmente nesta terça (3), em Bento Gonçalves, município situado na Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul, trazendo como tema central “Humanidade Conectada: Os Legislativos Estaduais no tempo da IA e das emergências climáticas”.

A programação, que vai até esta sexta-feira (5), começou com a palestra do futurista Tiago Mattos, que apresentou tendências globais em tecnologia, comportamento e inovação, um conteúdo fundamental para preparar os legisladores diante dos desafios que já transformam o serviço público.

A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputada Ivana Bastos, afirmou que o evento tinha uma simbologia muito forte neste momento. “Participar da 28ª Conferência da Unale como presidente da ALBA tem um significado muito especial para mim. Já tive a honra de presidir a Unale por três mandatos e hoje retorno a este encontro representando o Legislativo baiano, a primeira mulher a conduzir esta Casa em 190 anos de história”.

Em relação ao tema deste ano, Ivana Bastos reforça a importância de um Parlamento moderno, integrado e capaz de responder aos grandes desafios que já fazem parte do cotidiano. “Falar de inteligência artificial, de sustentabilidade e de mudanças climáticas é falar de futuro, de responsabilidade pública e do compromisso que temos com a sociedade”, afirmou, aproveitando para elogiar a atual gestão da entidade. “Quero parabenizar a presidente da Unale, deputada Tia Ju (Republicanos-RJ), pela condução competente, acolhedora e inspiradora desta edição. Seu trabalho fortalece o diálogo entre os Legislativos do Brasil e amplia o alcance das nossas ações em todo o país”.

Nesta quinta-feira (4), Ivana Bastos participará como painelista no debate sobre a PEC da Nova Reforma Administrativa, ao lado de outros presidentes de Assembleias. Ela disse que o evento serve também para orientar o futuro dos parlamentos estaduais de todo o Brasil.

Quem também marcou presença no evento a deputada Fabíola Mansur (PSB), procuradora da Mulher da ALBA e secretária da Bahia na Unale. A socialista garantiu que segue comprometida em defender políticas para as mulheres, ampliar a atuação da Bahia e fortalecer o diálogo nacional. “Avançamos com unidade e propósito, construindo um Parlamento cada vez mais moderno, conectado e preparado para os desafios do nosso tempo”, afirmou.

As deputadas baianas também elogiaram a participação dos diversos setores da ALBA nos painéis técnicos do encontro, que é o maior entre os parlamentos da América Latina.






Fonte