
A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) entra oficialmente em recesso parlamentar de início de ano na próxima segunda-feira, 5º de janeiro, passando a adotar, mais uma vez, o regime de turnão.
De acordo com o Ato Administrativo nº 8.315, publicado no Diário Oficial do Legislativo, a presidente da Casa, Ivana Bastos, estabeleceu o horário de funcionamento da ALBA durante o mês de janeiro de 2026, das 13h às 18h30, de segunda a quinta-feira. Às sextas-feiras, a agenda permanece inalterada, das 8h30 às 12h.
A adoção do horário excepcional levou em conta os esforços já empreendidos pela Assembleia e pelos demais Poderes do Estado para a redução de despesas, especialmente aquelas relacionadas à manutenção predial, com diminuição significativa nos custos com refeições, consumo de água, energia elétrica e uso de ar-condicionado.
Esse sistema de expediente, adotado na ALBA há pelo menos 20 anos, provoca alterações em alguns serviços oferecidos a servidores e visitantes, como o funcionamento do salão de beleza e da lanchonete.
A partir do dia 1º, ambos os serviços passarão a funcionar a partir das 10h, seguindo até o fim da tarde. A agência do Bradesco, localizada no Saguão Josaphat Marinho, manterá o horário habitual, das 10h às 16h, assim como a unidade dos Correios, que continuará funcionando normalmente, das 9h às 17h. Os gabinetes dos 63 deputados estaduais seguirão com funcionamento autônomo.
Com o recesso parlamentar, que vai de 1º a 31 de janeiro, o serviço regular de fornecimento de refeições aos servidores — tanto no sistema “bandejão” quanto “à la carte” — também sofrerá alterações e permanecerá fechado. Excepcionalmente, porém, poderá ser autorizado o funcionamento do refeitório em horários específicos, exclusivamente para o consumo das refeições, conforme a demanda dos serviços.
Nesses casos, o fornecimento será feito em recipientes individuais, as chamadas quentinhas, destinadas a um grupo restrito de pessoas, principalmente servidores da manutenção e do setor operacional. Já o transporte dos servidores, realizado por meio de ônibus, continuará sendo oferecido de acordo com o novo horário de funcionamento do Legislativo, seguindo os roteiros previamente estabelecidos para alguns pontos de Salvador.







Comentários