A reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Joana Angélica Guimarães da Luz, foi agraciada com a Comenda 2 de Julho na manhã desta sexta-feira (5), em uma sessão solene na Assembleia Legislativa. A honraria, a mais alta concedida pelo Legislativo estadual, proposta pela deputada Ludmilla Fiscina (PV), reconhece a contribuição da reitora para a educação, a ciência e o desenvolvimento social da Bahia. Ao ser conduzida ao plenário da Casa, a homenageada foi acompanhada pelo grupo Roda de Samba do Centro Urbano da Federação.
Em seu discurso, a deputada Ludmilla Fiscina destacou a importância de Joana Angélica como um símbolo de mulher vitoriosa e educadora. A parlamentar fez questão de usar o sobrenome da reitora, afirmando que ela “é luz para clarear o caminho e a Bahia”, e comparou a trajetória de ambas, ambas educadoras, reforçando seu orgulho pela profissão.
Ludmilla Fiscina destacou o papel da reitora na consolidação da UFSB como um polo de inovação e inclusão. “A Comenda 2 de Julho é um justo reconhecimento a uma mulher que dedicou sua vida à educação pública. A reitora Joana Angélica é uma inspiração para todos nós, mostrando que a educação é a ferramenta mais poderosa para transformar a sociedade”, afirmou. A entrega da comenda foi feita pela deputada e pelo professor Márcio Carvalho, marido da homenageada.
Um vídeo institucional, exibido durante o evento, apresentou depoimentos emocionantes de amigos, com o tema recorrente da história de mulheres pretas que alcançaram posições de poder e reconhecimento.
Agradecimento – Em seu pronunciamento, a reitora Joana Angélica relembrou sua trajetória e a forma como a educação transformou sua vida e a de muitos outros. Ela confessou que a gestão não era seu foco inicial, mas que a vontade de consolidar o projeto da UFSB foi decisiva. “Através da educação, podemos andar por caminhos nunca antes imaginados”, disse ela, emocionada. A reitora agradeceu ainda o apoio que teve ao longo de sua jornada: “A minha sorte é que encontrei muitos cúmplices pelo caminho”. E reforçou a importância da educação como pilar fundamental para a construção de um futuro mais justo e equitativo.
Superação – A trajetória de Joana Angélica é um exemplo de dedicação e superação. Nascida em Itajuípe, ela se mudou aos 15 anos para Salvador, onde iniciou sua jornada na educação pública no antigo Ifba (Instituto Federal da Bahia). Sua formação acadêmica inclui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestrado em Geoquímica e Meio Ambiente pela Ufba e um PhD em Engenharia Ambiental e Florestal pela Universidade de Cornell, nos Estados Unidos.
A reitora foi uma das mentes por trás da implantação da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), enquanto era diretora do Campus da Ufba em Barreiras. Também participou ativamente do projeto de criação da própria UFSB, onde atuou como vice-reitora de 2013 a 2018. Lá, consagrou-se como a primeira mulher negra eleita reitora da UFSB, cargo que ocupa atualmente no segundo mandato (2022-2026).
Além de sua atuação acadêmica e de gestão, a reitora tem um papel fundamental na promoção da inclusão e na pesquisa de temas como racismo ambiental. Sua carreira de sucesso, na escola e universidade públicas, a tornou um símbolo de luta contra o preconceito, inspirando toda a comunidade acadêmica e baiana. A UFSB, que completou 10 anos em 2023, hoje oferece 46 cursos de graduação e 10 de pós-graduação, atendendo a mais de 6 mil alunos em campus nas cidades de Itabuna, Ilhéus, Porto Seguro e Teixeira de Freitas.
A Mesa de Honra reuniu importantes personalidades, como Tânia Benevides, representando a Secretaria de Educação; o vereador de Salvador, Felipe Santana (PSD); a irmã da homenageada, Isabel Guimarães; as reitoras da UFRB, Georgina Gonçalves; da Uneb, Adriana Marmori; e da Uefs, Amali Mussi; a procuradora Federal Roberta Rabelo; e a defensora pública Raquel Malta.
O evento teve ainda a participação da deputada Olívia Santana (PC do B), do deputado federal Jorge Solla (PT), do secretário de Ciência e Tecnologia, Marcius Gomes, e da secretária de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais da Bahia, Ângela Guimarães, além de familiares da homenageada.
Foto: Aluísio Neto
Comentários