Agronegócio da Bahia ganha protagonismo no primeiro painel do Bahia Export 2025


Agronegócio da Bahia ganha protagonismo no primeiro painel do Bahia Export 2025
Agronegócio da Bahia ganha protagonismo no primeiro painel do Bahia Export 2025

Foto: Mateus Pereira/Ascom Seagri

O agronegócio baiano foi destaque no primeiro dia do Bahia Export 2025, fórum que reúne representantes do setor produtivo, governo e iniciativa privada para discutir estratégias de fortalecimento da logística, infraestrutura e exportações. Realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), em Salvador, o evento segue até esta sexta-feira (15), com foco em propostas que promovam maior competitividade e integração entre os diversos elos da cadeia logística.

No painel “A cultura exportadora da Bahia e ações para melhor promover a produção local no mercado internacional”, realizado na tarde desta quinta-feira (14), o secretário estadual da Agricultura, Pablo Barrozo, destacou a importância de políticas públicas para ampliar o acesso dos produtores baianos ao mercado externo.

“Para ampliar nossa presença no mercado internacional, precisamos continuar investindo em políticas que abram novos caminhos para o produtor, como a diversificação de mercados, tecnologia e infraestrutura logística. Temos regiões no estado com tradição em cultivos específicos, que moldam não só a economia, mas também a cultura e o modo de vida da população”, afirmou.

Barrozo também ressaltou o papel de programas como o Prodeagro e o Fundeagro, iniciativas do Governo do Estado que vêm contribuindo para a recuperação e construção de estradas, pontes e outras estruturas essenciais ao escoamento da produção agropecuária até os portos e centros consumidores.

Outro ponto de destaque foi o Plano ABC+ Bahia, voltado à promoção de práticas sustentáveis na agricultura. Segundo o secretário, o programa receberá um investimento de R$ 10 milhões em 2025.

A Seagri tem ampliado e consolidado políticas públicas com apoio à inovação e à transferência tecnológica. Entendemos a importância de uma agricultura baseada nos princípios da sustentabilidade e responsabilidade social, alinhada às exigências dos mercados mais rigorosos do mundo”, completou.

O debate teve mediação da comunicadora e advogada Zizetti Balbino e contou com a participação da fundadora da Avatim, Mônica Burgos, e do CEO da Fazenda Progresso, Fabiano Borré, que compartilharam experiências e apontaram os principais desafios enfrentados pelos produtores baianos no acesso ao comércio internacional.

Bahia Export

O Bahia Export é um fórum anual que busca fomentar a cultura exportadora no estado, promovendo o diálogo entre setores estratégicos da economia, o poder público e parceiros internacionais. Em sua segunda edição, o evento reafirma o compromisso com a criação de um ambiente mais competitivo para os negócios e com a superação de gargalos logísticos que ainda limitam o crescimento das exportações baianas.

A programação de 2025 inclui painéis temáticos sobre infraestrutura portuária, corredores de exportação, políticas de incentivo à internacionalização de empresas, sustentabilidade nos processos logísticos, além de rodadas de negócios e encontros bilaterais com representantes de países da América Latina, Europa e Ásia.
 

Fonte: Ascom/Seagri