Agricultura Familiar da Bahia marca presença histórica na maior vitrine global de alimentos, na Alemanha


Agricultura Familiar da Bahia marca presença histórica na maior vitrine global de alimentos, na Alemanha
Agricultura Familiar da Bahia marca presença histórica na maior vitrine global de alimentos, na Alemanha

Fotos: Karoline Meira- Ascom/CAR

A agricultura familiar da Bahia está conquistando espaço no cenário internacional com a participação na Anuga 2025, a maior feira mundial de alimentos e bebidas, que acontece entre os dias 4 e 8 de outubro, em Colônia, na Alemanha. A iniciativa integra a estratégia de internacionalização dos produtos da agricultura familiar e o fortalecimento da imagem do Nordeste como uma região produtiva, sustentável e inovadora.
Representantes de cooperativas baianas integram a comitiva do Nordeste do Brasil, em uma missão que vai muito além da comercialização. A ação faz parte da Missão Técnica Internacional da Agricultura Familiar, realizada pelo Consórcio Nordeste em parceria com o Governo do Estado da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e apoio da ApexBrasil e do Sebrae.
No estande do Brasil, o Nordeste marca presença com destaque. A Bahia apresenta produtos que representam o melhor da sua diversidade produtiva, como o flocão de milho não transgênico da Cooperativa Agropecuária Mista Regional de Irecê (Copirecê), de Irecê; o mel da Cooperativa dos Apicultores de Ribeira do Pombal (Cooarp); os cafés especiais da Cooperativa de Cafés Especiais e Agropecuária de Piatã (Coopiatã), da Chapada Diamantina; e as castanhas e pastas de castanha de caju da Cooperativa de Cajucultura Familiar do Nordeste da Bahia (Cooperacaju), de Ribeira do Pombal, entre outros produtos que expressam a riqueza e a identidade do rural baiano.
Representanto a CAR, o coordenador do projeto Bahia que Produz e Alimenta, Ivan Fontes, reforçou o impacto da presença nordestina. “O Nordeste brasileiro, especialmente a Bahia, chega à Anuga com força total, representando 25 cooperativas. Estamos aqui com grandes expectativas de vendas e parcerias, mas, acima de tudo, mostrando que a agricultura familiar está conquistando seu espaço no Brasil e no mundo.”
A missão internacional também tem proporcionado trocas de conhecimento, contato com inovações tecnológicas e o acesso a tendências globais que poderão ser aplicadas futuramente nas cooperativas e associações do estado. A Anuga 2025 reúne 7.900 expositores de 118 países, com estimativa de mais de 140 mil visitantes de 200 países. O evento é uma vitrine global para produtos que traduzem a força, a diversidade e a sustentabilidade da agricultura familiar nordestina.
O secretario de Programas do Consórcio Nordeste, Anselmo Castilho, destacou a importância da articulação regional. “Essa é uma missão construída pela Câmara Temática da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste, com o objetivo de internacionalizar nossos produtos e abrir novas oportunidades de negócio para o Nordeste e para o Brasil.”
Experiência internacional junto às cooperativas baianas
A missão também tem sido uma oportunidade de aprendizado para profissionais Assistente Técnico de Apoio à Gestão (ATEG), contratados pela CAR, que acompanham e orientam agroindústrias familiares da Bahia. É o caso de Rodrigo Pinto, ATEG da Copirecê, que destacou o orgulho de levar o sabor do sertão para a Europa. “Trazer o nosso flocão de milho não transgênico até aqui é uma conquista enorme. É o sabor do puro milho baiano cruzando fronteiras para matar a saudade dos brasileiros e encantar os europeus.”
A participação desses técnicos na Anuga 2025 fortalece a troca de experiências, amplia a visão sobre mercados internacionais e contribui para o aprimoramento da gestão, da produção e da comercialização nas cooperativas que representam.
Já o cooperado da Cooarp, Gandhi Dantas, resumiu o sentimento de realização. “Estar em uma feira como essa é histórico. Depois de tantos anos, ver os agricultores familiares ocupando esse espaço, representando o Brasil de forma firme e forte, é um marco. Mostra o quanto crescemos e o quanto ainda podemos avançar.”