Adab realiza treinamento de coleta para identificação de doenças neurológicas fatais em animais


Adab realiza treinamento de coleta para identificação de doenças neurológicas fatais em animais
Adab realiza treinamento de coleta para identificação de doenças neurológicas fatais em animais

Foto: Ascom/Adab

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) realizou, nesta semana, mais um treinamento para coleta de material para identificação e diagnóstico de doenças que afetam o sistema nervoso central, como a Raiva e a Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB). O curso foi realizado no município de Ruy Barbosa e reuniu 22 profissionais, entre médicos-veterinários da ADAB, da Secretaria Municipal de Agricultura e Saúde, além de técnicos e autônomos. O objetivo é ampliar o número de profissionais habilitados para atuar nos procedimentos.
O treinamento envolveu aulas teóricas sobre o registro e acompanhamento das notificações de suspeitas de doenças e das investigações realizadas pelo Serviço Veterinário Oficial (SVO), por meio do Sisbravet. Sobre as doenças, explanaram os médicos- veterinários da Adab, Paulo Ferraz (Raiva Herbivoros) e Delcivan Lima dos Santos (EEB).
Na aula prática, os profissionais tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre coleta de material, identificação e acondicionamento de amostras do Sistema Nervoso Central, bem como a diferença nos métodos para identificação de cada uma das doenças, além da anatomia do sistema nervoso e de cabeça (osteologia).
“Esse é o primeiro curso de coleta que realizamos em Ruy Barbosa. Uma parceria muito importante entre a ADAB e as secretarias municipais de Saúde, Agricultura e a iniciativa privada, para ampliar o número de profissionais capacitados a atuarem na região. Dessa forma, poderemos coletar material para exame de Raiva e BSE em bovinos e outros herbívoros. Foi orientado também à equipe de saúde como coletar material para exame de raiva de cães e gatos, mostrando a importância da “Saúde Única”, declarou o também coordenador do Programa Nacional de Raiva dos Herbívoros, Paulo Ferraz.

Fonte: Ascom/Adab