
O Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, em Salvador, recebeu, nesta sexta-feira (31), a abertura do 25º Encontro Estadual de Educadoras e Educadores da Reforma Agrária, promovido pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) da Bahia, com o apoio da Secretaria da Educação do Estado. O evento, que segue até domingo (2), tem como tema “MST na Bahia: construindo Educação do Campo, Reforma Agrária Popular e Agroecologia”.
Participam do encontro professores, coordenadores e gestores de escolas do campo das redes estadual e municipais, além de estudantes, professores e pesquisadores universitários e representantes de entidades e movimentos sociais do campo. Ao todo, cerca de 450 pessoas integram esta edição, que marca 25 anos de história do encontro como espaço de formação e fortalecimento da prática educativa nos territórios da reforma agrária.
A secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, participou da solenidade de abertura e destacou a importância do diálogo entre o poder público e os movimentos sociais para a construção de políticas educacionais voltadas às realidades do campo. “É uma alegria participar deste encontro e dialogar com educadoras e educadores do campo. Momentos como este fortalecem o nosso compromisso com uma educação contextualizada, que une formação, estrutura e projeto pedagógico. A Secretaria segue junto com os movimentos sociais na construção de uma escola que representa a vida e a realidade do campo”.
Durante os três dias de programação, o evento propõe reflexões sobre temas como “Pedagogia do movimento”, “Agroecologia na Educação Básica”, “Classes multisseriadas” e “Educação de Jovens e Adultos (EJA)”, reforçando o compromisso conjunto entre a Secretaria da Educação e o MST com uma formação contextualizada, inclusiva e socialmente referenciada.
A coordenadora do Setor de Educação do MST da Regional Norte, Maria de Souza Varela de Oliveira (Socorro), ressaltou a importância da parceria com a Secretaria da Educação na consolidação das ações formativas do campo. “Este encontro é um momento de aprendizado e troca entre os educadores do campo. É quando avaliamos, planejamos e reforçamos nosso compromisso em contextualizar o ensino à realidade das comunidades”.
Para a professora Maria Aparecida Silva Costa, do pré-assentamento Terra Nossa, em Juazeiro, o encontro representa um momento de partilha e fortalecimento coletivo. “Participar deste encontro me faz crescer como educadora e como pessoa. Aqui, eu aprendi que posso ajudar meus colegas do campo a estudarem e acreditarem que nunca é tarde para aprender”
Também estiveram presentes na abertura do encontro a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabya Reis; a reitora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Adriana Marmori; o vice-reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Fábio Josué dos Santos Souza; a deputada estadual suplente Vera Lúcia Barbosa (Lucinha do MST); a diretora de Educação dos Povos e das Comunidades Tradicionais da SEC, Poliana Reis; a professora titular da UFRB, Terciana Vidal; a vereadora de Bom Jesus da Lapa, Juliana Vaz; e o coordenador do MST na Bahia, Evanildo Costa.







Comentários