
Durante os três dias do Pedrão de Lauro 2026, a Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), disponibiliza um posto de atendimento na Praça João Tiago dos Santos, conhecida como Praça da Matriz. Instalado ao lado do palco principal, no Centro Paroquial, o espaço foi planejado para oferecer atendimento rápido e de fácil acesso ao público.
Os atendimentos tiveram início nesta sexta-feira (26/6). A unidade foi estruturada especialmente para o período da festa e conta com leitos destinados aos casos de menor e maior complexidade, ala vermelha para pacientes em estado grave e leito de sutura para atendimentos relacionados a acidentes com materiais perfurocortantes e outros tipos de ferimentos.
A secretária da SESA, Elba Brito, destacou o planejamento realizado para garantir assistência à população. “É uma grande responsabilidade cuidar da vida e da saúde das pessoas, não apenas dos nossos lauro-freitenses, mas também dos turistas que vêm festejar conosco. É muito gratificante oferecer esse cuidado com uma equipe preparada, qualificada e experiente no atendimento às urgências. Tudo foi planejado com muito cuidado. A prefeita Débora Régis esteve aqui mais cedo, realizou uma vistoria e ficou tranquila ao constatar que a estrutura está pronta para atender a população com segurança”, afirmou.
Para reforçar a assistência, a festa conta com uma Unidade de Suporte Avançado (USA) e três Unidades de Suporte Básico (USB), que permanecem de prontidão durante toda a programação para garantir agilidade nas remoções, quando necessário. A operação também conta com brigadistas, responsáveis pelos primeiros socorros e pelo encaminhamento rápido dos pacientes ao posto de atendimento.
O diretor-geral de Urgência e Emergência do município, Maurízio Uchôa, ressaltou que toda a equipe permanece mobilizada para prestar assistência aos forrozeiros. “Toda a tecnologia disponível, aliada às ambulâncias e às equipes de saúde, contribui para oferecer um atendimento mais ágil e seguro, reduzindo riscos de complicações. Também é importante que as pessoas se mantenham hidratadas e bem alimentadas para evitar intercorrências durante a festa”, orientou.
Moradora de Itinga, a usuária do serviço de saúde Bárbara Santana, de 38 anos, precisou de atendimento após apresentar um mal-estar e elogiou a estrutura disponibilizada pela Prefeitura. “Esse espaço é muito importante. Passei mal, fiquei tonta e ter um posto de atendimento em uma festa desse porte faz com que a gente se sinta acolhida. Todos me atenderam com muita atenção e seriedade. É importante ver a Prefeitura cuidando da população”, afirmou.
Com equipes mobilizadas, estrutura completa e ações preventivas voltadas à promoção da saúde, a Prefeitura de Lauro de Freitas reafirma seu compromisso em oferecer atendimento humanizado e eficiente, garantindo que moradores e visitantes aproveitem o Pedrão de Lauro 2026 com mais tranquilidade e segurança.
Com acesso gratuito e programação diversificada, o Pedrão de Lauro 2026 se consolida como um dos principais eventos culturais da Região Metropolitana de Salvador. Além de celebrar as tradições juninas e proporcionar entretenimento para moradores e visitantes, a festa impulsiona a economia local, fortalece o turismo, movimenta o comércio e gera emprego e renda. A realização do evento é coordenada pela Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da atuação integrada de diversas secretarias municipais.


Os atendimentos tiveram início nesta sexta-feira (26/6). A unidade foi estruturada especialmente para o período da festa e conta com leitos destinados aos casos de menor e maior complexidade, ala vermelha para pacientes em estado grave e leito de sutura para atendimentos relacionados a acidentes com materiais perfurocortantes e outros tipos de ferimentos.
A secretária da SESA, Elba Brito, destacou o planejamento realizado para garantir assistência à população. “É uma grande responsabilidade cuidar da vida e da saúde das pessoas, não apenas dos nossos lauro-freitenses, mas também dos turistas que vêm festejar conosco. É muito gratificante oferecer esse cuidado com uma equipe preparada, qualificada e experiente no atendimento às urgências. Tudo foi planejado com muito cuidado. A prefeita Débora Régis esteve aqui mais cedo, realizou uma vistoria e ficou tranquila ao constatar que a estrutura está pronta para atender a população com segurança”, afirmou.
Para reforçar a assistência, a festa conta com uma Unidade de Suporte Avançado (USA) e três Unidades de Suporte Básico (USB), que permanecem de prontidão durante toda a programação para garantir agilidade nas remoções, quando necessário. A operação também conta com brigadistas, responsáveis pelos primeiros socorros e pelo encaminhamento rápido dos pacientes ao posto de atendimento.
O diretor-geral de Urgência e Emergência do município, Maurízio Uchôa, ressaltou que toda a equipe permanece mobilizada para prestar assistência aos forrozeiros. “Toda a tecnologia disponível, aliada às ambulâncias e às equipes de saúde, contribui para oferecer um atendimento mais ágil e seguro, reduzindo riscos de complicações. Também é importante que as pessoas se mantenham hidratadas e bem alimentadas para evitar intercorrências durante a festa”, orientou.
Moradora de Itinga, a usuária do serviço de saúde Bárbara Santana, de 38 anos, precisou de atendimento após apresentar um mal-estar e elogiou a estrutura disponibilizada pela Prefeitura. “Esse espaço é muito importante. Passei mal, fiquei tonta e ter um posto de atendimento em uma festa desse porte faz com que a gente se sinta acolhida. Todos me atenderam com muita atenção e seriedade. É importante ver a Prefeitura cuidando da população”, afirmou.
Com equipes mobilizadas, estrutura completa e ações preventivas voltadas à promoção da saúde, a Prefeitura de Lauro de Freitas reafirma seu compromisso em oferecer atendimento humanizado e eficiente, garantindo que moradores e visitantes aproveitem o Pedrão de Lauro 2026 com mais tranquilidade e segurança.
Com acesso gratuito e programação diversificada, o Pedrão de Lauro 2026 se consolida como um dos principais eventos culturais da Região Metropolitana de Salvador. Além de celebrar as tradições juninas e proporcionar entretenimento para moradores e visitantes, a festa impulsiona a economia local, fortalece o turismo, movimenta o comércio e gera emprego e renda. A realização do evento é coordenada pela Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da atuação integrada de diversas secretarias municipais.









Comentários