Fátima Nunes parabeniza Acadêmicos de Niterói por homenagem ao presidente Lula



A presidente em exercício da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputada Fátima Nunes (PT), apresentou na Casa uma moção de aplausos parabenizando a escola de samba Acadêmicos de Niterói pela homenagem prestada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante o desfile realizado no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, no último dia 15. A parlamentar destacou a grandeza simbólica do enredo e a relevância cultural e política do tributo apresentado pela agremiação.

Com o enredo “Do Alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, a Acadêmicos de Niterói contou a história do presidente Lula desde a infância no Nordeste, a migração com a família para São Paulo, o trabalho como torneiro mecânico, a liderança sindical, até sua chegada à Presidência da República. Fátima Nunes destacou que a homenagem representa um marco importante para a própria trajetória da agremiação, ao projetar nacionalmente sua identidade artística e política, fortalecendo sua representatividade no cenário do Carnaval carioca. De acordo com a parlamentar, ao levar à avenida um enredo com forte conteúdo social e histórico, a escola amplia sua visibilidade e consolida seu papel como espaço de valorização da cultura popular e da memória coletiva brasileira.

“Uma grandiosa homenagem, que também tem grande relevância para a sociedade, ao promover reflexão sobre a trajetória do presidente da República e os processos históricos vividos pelo país nas últimas décadas, contribuindo para o fortalecimento do debate público sobre democracia, inclusão social e direitos do povo brasileiro”, destacou. A deputada ressaltou que o Carnaval, enquanto manifestação cultural de alcance massivo, cumpre função pedagógica ao dialogar com diferentes públicos por meio da arte, da música e da estética.

Entre os pontos de destaque do desfile, Fátima Nunes mencionou a força do samba-enredo, a concepção artística das alegorias, o envolvimento da comunidade da escola e a energia da bateria, elementos que, de forma integrada, contribuíram para uma apresentação de grande impacto estético e simbólico. Para a deputada, o conjunto do desfile reafirmou o Carnaval como espaço legítimo de expressão política, cultural e social, além de fortalecer o papel da Acadêmicos de Niterói, como voz ativa na construção de narrativas sobre o Brasil e seu povo. “Quanto custa a fome? Quanto importa a vida? Nosso sobrenome é Brasil da Silva”, finalizou.


Reportagem: Ascom Presidência
Edição: Franciel



Fonte