Campanha Feminicídio Zero segue neste sábado (17) na Arena Fonte Nova com Unidade Móvel da SPM


Campanha Feminicídio Zero segue neste sábado (17) na Arena Fonte Nova com Unidade Móvel da SPM
Campanha Feminicídio Zero segue neste sábado (17) na Arena Fonte Nova com Unidade Móvel da SPM

A campanha pelo enfretamento à violência contra a Mulher e Feminicídio Zero segue mobilizando torcedores e a sociedade baiana durante o Campeonato Baiano de Futebol 2026. Neste sábado (17), durante a partida entre Bahia x Galícia, na Arena Fonte Nova, o Governo do Estado da Bahia realiza mais uma ação de enfrentamento à violência contra a mulher, com a presença da Unidade Móvel da SPM no estádio.

A Unidade Móvel estará posicionada no Setor Sul da Arena Fonte Nova, ao lado da loja do Bahia, das 15h às 18h30, oferecendo orientações e informações sobre os tipos de violência contra a mulher, direitos, serviços disponíveis e formas de buscar apoio na rede estadual de acolhimento e proteção.

A ação integra a campanha Baianão pelo enfretamento à violência contra a Mulher e Feminicídio Zero, a iniciativa é fruto de um pacto firmado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM), em parceria com os dez clubes que disputam o Baianão, a Federação Baiana de Futebol (FBF), Defensoria Pública-Geral do Estado e o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), responsável pela transmissão dos jogos.

O objetivo é prevenir todas as formas de violência baseada em gênero, utilizando o alcance social do esporte como ferramenta de conscientização e transformação cultural para ampliar a conscientização e fortalecer o compromisso coletivo pelo fim da violência contra as mulheres. Além de reforçar a importância da denúncia por meio do Disque 180, canal nacional de acolhimento, orientação e denúncia, e divulgar a rede estadual de enfrentamento à violência contra a mulher.

Para a secretária de Políticas para as Mulheres, Neusa Cadore, levar a campanha aos estádios é uma estratégia fundamental de sensibilização social. “Ao integrar a campanha Feminicídio Zero ao Campeonato Baiano, ampliamos o alcance da mensagem em um espaço de grande visibilidade e participação popular. Precisamos envolver clubes, atletas, torcidas e toda a sociedade nesse compromisso coletivo pelo fim da violência contra as mulheres e do feminicídio”, destacou a secretária.

O Baianão 2026 tem transmissão exclusiva da TVE Bahia, em parceria com a Federação Bahiana de Futebol (FBF). Os jogos são exibidos na TV aberta, pelo canal 222 das parabólicas digitais, e também pelo canal oficial da TVE no YouTube.

Disputam o título da primeira divisão: Atlético de Alagoinhas, Bahia, Bahia de Feira, Barcelona de Ilhéus, Galícia, Jacuipense, Jequié, Juazeirense, Porto e Vitória. Também neste sábado (17), às 18h30, acontece a partida entre Barcelona x Jacuipense, no Estádio Professor Jodilton Souza (Arena Cajueiro), em Feira de Santana.

Fonte: Ascom/SPM