Estudantes de Conquista criam piso intertravado que substitui brita por plástico


Estudantes de Conquista criam piso intertravado que substitui brita por plástico
Estudantes de Conquista criam piso intertravado que substitui brita por plástico

Foto: Gabriel Pinheiro – Ascom/Secti

A falta de calçadas adequadas é um problema em diversos estados. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Censo 2022, 16% das ruas do Brasil não possuem o calçamento adequado. Esse problema chamou atenção das estudantes Livia Neris e Tainá Ferraz, do Centro Territorial de Educação Profissional de Vitória da Conquista, que, orientadas pelo professor Briam Christian, desenvolveram um piso intertravado sustentável e de baixo custo que utiliza garrafa pet como matéria-prima.

As jovens cientistas listam os principais diferenciais do PavSolo. “Combatemos os problemas da poluição plástica e da extração de recursos naturais. No lugar da brita, que é um material muito usado na construção civil. utilizamos a garrafa pet. Quando tiramos esse resíduo da natureza, promovemos a sustentabilidade. Outro ponto do nosso bloco, é que ele é acessível e tem um custo mais baixo, o que possibilita que as pessoas possam produzir até mesmo em suas casas”, afirmam Livia e Tainá.

Para o professor Briam Christian, a educação científica e empreendedora permite que a juventude possa viver novas possibilidades. “A escola tem um papel importante de fazer que esses alunos se desenvolvam e percebam que conseguem ir muito além do local que estão hoje. Eu também já fui um aluno que um professor incentivou, estudando aqui na mesma escola, e eu desenvolvi, corri atrás, realizei vários sonhos, por conta de incentivos de professores”, lembra.

Destaque no Bahia Tech Experience (BTX), maior evento de inovação do estado, promovido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e pelo Sebrae Bahia, o projeto é motivo de orgulho para a comunidade escolar. As estudantes e o professor planejam buscar, nas próximas etapas do projeto, formas de patentear a ideia e inserir o produto no mercado.

Bahia Faz Ciência

A Secti estreou no Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, 8 de julho de 2019, uma série de reportagens sobre como pesquisadores e cientistas baianos desenvolvem trabalhos em ciência, tecnologia e inovação de forma a contribuir com a melhoria de vida da população em temas importantes como saúde, educação, segurança, dentre outros. As matérias são divulgadas semanalmente, sempre às segundas-feiras, para a mídia baiana, e estão disponíveis no site e redes sociais da Secretaria. Se você conhece algum assunto que poderia virar pauta deste projeto, as recomendações podem ser feitas através do e-mail [email protected]