Famtour em Iguaí estimula comercialização de novas experiências turísticas no destino


Famtour em Iguaí estimula comercialização de novas experiências turísticas no destino
Famtour em Iguaí estimula comercialização de novas experiências turísticas no destino

Foto: Tiago Queiroz/Setur-BA

O município de Iguaí, conhecido como o “paraíso das cachoeiras”, na zona turística Caminhos do Sudoeste, recebeu 23 operadores, agentes de viagens e guias de turismo de Salvador, entre quinta-feira (11) e sábado (13). Eles participaram de uma viagem de familiarização (famtour) para conhecer a infraestrutura e os principais atrativos disponíveis no destino. A ação, organizada pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), em parceria com a Prefeitura Municipal, integra o programa de interiorização de roteiros, para a oferta de novos produtos e experiências aos visitantes, nas 13 zonas turísticas da Bahia.
Os profissionais saíram de ônibus da capital e percorreram as rodovias BRs 324 e 116 e BA 262, durante oito horas, até o desembarque no território de Iguaí, que é cercado por rios, vales e serras, abrigando cerca de duas mil nascentes e 180 quedas d’água.  O roteiro incluiu visitas ao Hotel Fazenda Ester, ao Balneário Beach Park Paraíso e às cachoeiras Cai N’Água, Dona Dió, da Bequeira e do Dino, esta última a mais famosa, com 60 metros de altura. Além dos atrativos naturais, eles tiveram experiências gastronômicas, com degustação de queijos, doces e chocolates produzidos na região.
“A presença de vocês aqui é um diferencial. Essa análise ajuda não só a avaliar, mas também a orientar, porque, muitas vezes, quem está inserido no turismo não percebe determinadas necessidades. Participamos de eventos fora do município, o que desperta o interesse das pessoas em conhecer Iguaí”, declarou Fátima Novaes, proprietária da loja Delícias da Nina, que comercializa doces, geleias, pimentas e antepastos artesanais.
“Iguaí foi uma experiência muito positiva e estratégica. A região tem um potencial turístico real, com muitas belezas naturais, um clima acolhedor e identidade cultural própria. Destaco também o trabalho dos empreendedores locais, especialmente, na produção de queijos e doces”, completou a agente Itana Galdino, da São José Tour.
Para o presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens na Bahia (Abav-BA), Rogério Ribeiro, que acompanhou o grupo, “realizar famtour gera negócios e capacita os nossos profissionais, que estão satisfeitos com a sensibilidade do Governo do Estado em desenvolver o turismo no interior da Bahia”.
O prefeito de Iguaí, Davi Macedo, ressaltou a parceria com a Setur-BA, em qualificação dos serviços turísticos, estruturação de roteiros e promoção do destino em feiras do setor. “Somos uma cidade com menos de 30 mil habitantes e, sem o apoio do Estado, fortalecer o turismo local seria um desafio ainda maior. Por isso, essa união de esforços é fundamental para a geração de emprego e renda. Além disso, a divulgação e a infraestrutura são essenciais, porque o turista quer conhecer os atrativos, mas também espera ser bem recebido”.

Fonte: Ascom/Setur-BA