SPM promove encontro virtual sobre o Selo Lilás e a valorização da mulher no mundo do trabalho


SPM promove encontro virtual sobre o Selo Lilás e a valorização da mulher no mundo do trabalho
SPM promove encontro virtual sobre o Selo Lilás e a valorização da mulher no mundo do trabalho

Foto: Adriana Ituassu/SPM

A Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM) realizou um encontro virtual, nesta quinta-feira (4), com organizações, entidades e empresas interessadas em participar da 3ª edição do Selo Lilás. Esta é uma certificação do Governo do Estado, através da SPM, concedida a instituições que promovem a valorização da mulher e a equidade de gênero no mundo do trabalho, por meio de ações concretas, como a garantia de igualdade salarial; o incentivo à ascensão feminina em cargos de liderança; o suporte psicológico e jurídico em casos de violência de gênero; e a implementação de políticas de conciliação entre vida profissional e pessoal, a exemplo da concessão de licença maternidade.

As inscrições para o Selo Lilás podem ser realizadas até o dia 20 de janeiro de 2026, exclusivamente pela internet, no site.

Durante o encontro, Daniella Araújo, assessora especial da SPM, explicou o processo de inscrição, os critérios de avaliação e também apresentou dados que ressaltam a urgência de políticas como o Selo Lilás. “Infelizmente, os números ainda nos mostram um cenário desafiador. Pesquisas apontam que, no Brasil, a mulher ainda ganha, em média, 19,4% a menos que o homem exercendo a mesma função. Quando olhamos para os cargos de liderança, a situação é ainda mais crítica: as mulheres ocupam menos de 40% das posições gerenciais. Além disso, os casos de assédio moral e sexual são uma realidade que precisa ser enfrentada com políticas internas robustas. O Selo Lilás busca transformar o ambiente corporativo em um espaço seguro, inclusivo e respeitoso para todas as mulheres “, afirmou, ao acrescentar que a atividade também integra a programação da SPM nos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

O Selo Lilás foi instituído pela Lei Estadual nº 14.343/2021 e regulamentado pelo Decreto nº 22.173/2023. Com as certificações realizadas em 2024 e 2025, o Selo Lilás já reconheceu 199 organizações distribuídas em 21 Territórios de Identidade da Bahia, consolidando-se como uma política pública permanente e transformadora. A primeira edição, em 2024, certificou 83 organizações baianas comprometidas com a igualdade de gênero. Em 2025, foram mais 116 organizações certificadas, de 54 municípios. As empresas e organizações que já têm dois anos com o Selo Lilás poderão solicitar nova certificação.

Fonte: Ascom/SPM