ALBA promove roda de conversa sobre câncer de próstata



Dando continuidade ao calendário de ações da campanha “Novembro Azul” da Assembleia Legislativa da Bahia, o departamento de Serviço Social e a Diretoria de promoção à Saúde promoveram, na tarde desta segunda-feira (17), uma roda de conversa intitulada “Vamos conversar sobre saúde masculina?”.

O encontro, que contou com a condução do médico urologista George Deprá, foi realizado na Sala Jadiel Matos e reuniu servidores para um bate-papo sobre cuidados com a saúde do homem, com destaque para prevenção do câncer de próstata, doença que representa cerca de 30% dos casos de câncer entre homens no Brasil, com aproximadamente 66 mil novos diagnósticos e quase 16 mil mortes por ano, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Diante dos números alarmantes, a campanha da ALBA busca ampliar a conscientização e reforçar a importância da prevenção ao longo de todo o mês de novembro, chamando atenção para o tema e incentivando hábitos de cuidado contínuo.

Como parte das iniciativas, na próxima quarta-feira (19) será lançada a ação “Vista-se de Azul”, que convida todos os servidores da Casa do Povo a irem trabalhar vestidos nessa cor, em apoio simbólico à causa.

George Deprá avaliou a atividade de forma positiva. “O evento foi excelente. A dificuldade dos homens em demonstrar fragilidade muitas vezes compromete a participação. Por isso, a criação de espaços de diálogo como este contribui para estabelecer uma rotina de conversas sobre o tema, ajudando a normalizar essa discussão e a melhorar a saúde masculina. É fundamental promover iniciativas como essa, pois incentivam os servidores a se engajarem nessa temática”, ponderou.

Já a psicóloga do Serviço Social, Manuela Passos, ressaltou o impacto emocional do diagnóstico. “Quando o homem recebe o diagnóstico de câncer de próstata, surgem muitas dúvidas e incertezas. Nesse momento, é essencial que ele recorra ao atendimento psicossocial para obter apoio. Realizamos um acompanhamento paralelo ao serviço médico, em uma equipe multidisciplinar, trabalhando as questões emocionais que afetam profundamente o paciente”, explicou.

Por fim, a diretora do Departamento de Assistência Médica e Odontológica da ALBA, Laura Letícia Mascarenhas, destacou que “a iniciativa busca oferecer suporte emocional e esclarecer mitos sobre a doença. A Diretoria de Promoção à Saúde da ALBA disponibiliza, durante todo o ano, um serviço de urologia de alta qualidade, algo incomum em outros órgãos. O foco é a prevenção, atraindo os servidores para exames regulares e cuidados contínuos com a saúde”.

Laura Letícia também mencionou o Programa Cuidar do Cuidador, que chega à sua 4ª edição consecutiva. O projeto busca atender à saúde dos profissionais que cuidam de outros homens, como seguranças e motoristas. Este ano, o programa firmou parceria com uma instituição para realizar triagem voltada à cirurgia de vasectomia.



Fonte