Estudantes-atletas da Bahia começam a embarcar na segunda-feira (17) para as Paralimpíadas Escolares, em São Paulo


Estudantes-atletas da Bahia começam a embarcar na segunda-feira (17) para as Paralimpíadas Escolares, em São Paulo
Estudantes-atletas da Bahia começam a embarcar na segunda-feira (17) para as Paralimpíadas Escolares, em São Paulo

Foto: Maurício Viana/Sudesb

Neste ano, a competição será realizada em duas etapas: a primeira, de 17 a 22, com oito modalidades esportivas,  e a segunda, de 24 a 29 de novembro, com outras sete.

A partir desta segunda-feira (17), oito atletas das modalidades de atletismo e goalball embarcam para São Paulo, capital, para representar a Bahia na etapa nacional das Paralimpíadas Escolares. Eles integram a delegação baiana das modalidades paralímpicas, formada por 27 atletas ao todo, neste ano. Um segundo grupo, com atletas de badminton, bocha e tênis de mesa, embarca na segunda-feira (24).

Os estudantes-atletas que irão representar a Bahia, com idades entre 11 e 15 anos, são oriundos de escolas públicas e privadas de Salvador, Jequié, Remanso, Juazeiro e Licínio de Almeida. A maioria deles é acompanhada pelo projeto do Centro de Referência Paralímpico da Bahia (CRPBa), com atendimento gratuito na Faculdade Unijorge, em Salvador.

Entre os atletas da delegação baiana, veteranos como o atleta  Davy de Jesus Santos, 13 anos, da modalidade de atletismo, que já está em sua quarta edição nacional de Paralimpíadas Escolares – tendo conquistado medalhas de ouro, prata e bronze em todos os anos em que disputou.

Mas há aqueles que estão vivendo a experiência pela primeira vez, como é o caso dos  atletas Jonas Gustavo Silva, 15 anos, e Stefany Luna, 12 anos, respectivamente das modalidades de badminton e  bocha.  

“Estou com as melhorares expectativas. Viajo para disputar, mas também em busca de conhecimento e mais prática no parabadminton”, disse Gustavo, sem esconder ser uma pessoa competitiva e que viaja a São Paulo para ocupar o lugar mais alto do pódio. “Vou em busca de medalhas”, afirmou.

Organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), a competição nacional será disputada em duas etapas: de 17 a 22 de novembro, com oito modalidades coletivas e individuais, e de 24 a 29 de novembro, com outras sete modalidades.

Toda a delegação – composta por atletas, técnicos e familiares responsáveis –viaja com apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria da Educação (SEC) e da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), através da sua autarquia, a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). Além das passagens aéreas, o governo garante uniformes de viagem e de competição.

Fonte: Ascom/Sudesb