Feira de Santana sedia Campeonato Baiano de Xadrez Standard Aberto 2025 nesta semana


Feira de Santana sedia Campeonato Baiano de Xadrez Standard Aberto 2025 nesta semana
Feira de Santana sedia Campeonato Baiano de Xadrez Standard Aberto 2025 nesta semana

Foto: João Ubaldo/Ascom Sudesb

Com sete rodadas, o Campeonato Baiano de Xadrez Standard Aberto 2025 acontece a partir desta quinta-feira (13) até domingo (16), no SESI Saúde, em Feira de Santana. A promoção da competição é por meio da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), em parceria com a Federação Bahiana de Xadrez (FBX) e com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

A competição é aberta a qualquer participante com cadastro na CBX, residentes na Bahia há dois anos ou mais, que esteja em dia com a anuidade de jogador 2025. Cerca de 120 enxadristas vão disputar o torneio, cujos objetivos são declarar os campeões absolutos da Bahia em 2025; contribuir para o intercâmbio e melhoria do nível técnico dos enxadristas; e movimentar os ratings da Federação Internacional de Xadrez (FIDE) e da CBX.

A programação inicia de forma remota com o congresso técnico às 20h desta quarta-feira. Já as rodadas começam na quinta-feira às 20h, seguidas pelas segundas a sétimas, com duas na sexta-feira (14) às 14h e às 20h; no sábado (15) às 13h30 e às 19h30; e no domingo às 9h e às 15h. Após a finalização da sétima rodada, serão divulgados os resultados e realizada a cerimônia de encerramento, com as premiações.

O torneio será disputado no Sistema Suíço, compreendendo um total de sete rodadas, no ritmo de jogo Standard e na cadência de 90 min + 30 seg, desde o primeiro lance. Os critérios de desempate, por ordem de utilização, serão resultado individual; buchholz com corte do pior resultado (0,0,1,-,-,0); buchholz sem corte (0,0,0,-,-,0); média dos buchholz dos Oponentes (AOB); sonnerborn berger (0,0,0,-); e maior número de vitórias (WIN).

“Chegamos a mais uma edição do Campeonato Baiano Absoluto, competição que representa o ponto máximo do xadrez no nosso estado. As expectativas são as melhores. Teremos grandes nomes em ação, muita disputa e, principalmente, a oportunidade de valorizar o talento dos enxadristas baianos”, comenta o presidente da FBX e organizador da prova, Luciano Zallio.

Ele acrescenta que a realização do evento também reforça a importância de levar o xadrez a todas as regiões da Bahia, fortalecendo o interior e promovendo o desenvolvimento do esporte de forma descentralizada. “Agradecemos à Sudesb pelo apoio fundamental, que torna possível a concretização de iniciativas como esta, incentivando atletas, fomentando o esporte e contribuindo diretamente para o crescimento do xadrez baiano, em todas as regiões do nosso estado”, finaliza.

Fonte: Ascom/Sudesb