
Os 185 anos de emancipação política de Vitória da Conquista, que serão celebrados no próximo dia 9 de novembro, foram destacados na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) pelo deputado José de Arimateia (Republicanos). Em moção de congratulação, o parlamentar pontuou que a data representa um marco importante para todos os conquistenses e para a Bahia.
“É momento de celebrar a história, a cultura e o desenvolvimento de uma das cidades mais expressivas do nosso Estado, cuja trajetória inspira orgulho e reconhecimento”, afirmou.
Segundo ele, Vitória da Conquista possui “uma rica história”, marcada pela presença indígena e pela colonização portuguesa. Originalmente habitada pelos povos Mongoyó, Ymboré e Pataxó, a região despertou o interesse de bandeirantes portugueses em busca de metais preciosos, contou Arimateia, ao destacar a participação de João Gonçalves da Costa, responsável pela ocupação da área e pela fundação do Arraial da Conquista, após intensas batalhas com os povos originários.
Em cumprimento à promessa feita a Nossa Senhora das Vitórias, foi erguida uma igreja no local, marco simbólico da fé e da formação do município. Arimateia prosseguiu o resgate histórico relatando que a localidade evoluiu de um pequeno arraial no século XVIII para a Vila Imperial da Vitória, em 1840, sendo posteriormente elevada à categoria de cidade em 1891.
Com o passar das décadas — especialmente após a abertura da Rodovia Rio-Bahia (BR-116), em 1963 —, Vitória da Conquista consolidou-se como um dos principais polos econômicos, educacionais e culturais do interior baiano, exercendo papel estratégico no comércio regional e no desenvolvimento do Estado.
O deputado registrou a homenagem ao município “com respeito e reconhecimento” ao povo conquistense, “símbolo de trabalho, fé e perseverança, que faz de Vitória da Conquista uma cidade de progresso e de grandes conquistas”.
Ele também expressou “sincera gratidão aos 3.017 cidadãos conquistenses que depositaram sua confiança em nosso mandato, fortalecendo nosso compromisso de continuar trabalhando pelo bem-estar da população e pelo avanço de toda a Bahia”.







Comentários