
A Secretaria da Administração (Saeb) realizará na próxima segunda-feira (10), o Fórum Baiano de Compras Públicas, no Hotel Deville Prime, situado no bairro de Itapuã. No evento, será apresentado o novo modelo de compras do Estado para gestores e profissionais das áreas de compras, contratos e logística do Poder Executivo. Também será apresentado o Plano Estratégico dos Processos de Logística de Suprimentos do Estado, para o período de 2025 a 2027.
O novo modelo de compras do Estado trará mais eficiência, integração e modernização à gestão pública, com a adoção de mecanismos de governança para a gestão de compras e contratações, além da implementação de práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos. Os procedimentos para aquisição de materiais e serviços foram padronizados entre os órgãos estaduais e alinhados às diretrizes da Lei nº 14.133/2021 (Lei de Licitações e Contratos).
O projeto que institui o novo modelo de compras do Estado é conduzido pela Superintendência de Logística da Saeb, com apoio da Secretaria da Fazenda (Sefaz) e do Instituto Publix, consultoria contratada. A iniciativa contou com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do Programa de Modernização da Gestão Fiscal do Estado da Bahia (Profisco II).
Iniciado em abril de 2024, o projeto já realizou mais de 130 workshops no Estado, reunindo representantes dos 15 órgãos e entidades integrantes do grupo de trabalho, sob a coordenação da Superintendência de Recursos Logísticos (SRL/Saeb) e do Instituto Publix. O trabalho mapeou os fluxos de compras dos órgãos estaduais e identificou mais de 170 tipos distintos.
O mapeamento mostrou um retrato da situação e apontou as necessidades de modificação ou aprimorado no modelo de compras vigente. A Saeb e a empresa de consultoria realizaram reuniões de alinhamento, coleta de dados, entrevistaram centenas de servidores públicos e compilaram informações até definirem as diretrizes do novo modelo.
Todo este trabalho resultou no novo modelo de compras do Estado e no Plano Estratégico dos Processos de Logística de Suprimentos do Estado (2025-2027). No modelo novo foram definidas premissas como missão, visão, valores e objetivos. Outro ponto foi a redução do número de fluxos de compras de 170 para 25, unificando, entre os órgãos, os procedimentos de contratação e aquisição de materiais e serviços.
Fórum – No evento, serão apresentadas as principais iniciativas do Projeto Sistema Integrado de Logística, bem como boas práticas, tendências e soluções inovadoras que transformarão a forma como o Estado planeja, adquire e gerencia seus recursos. O Fórum também terá momentos para o diálogo, o aprendizado e construção coletiva sobre o futuro das compras públicas e da logística de suprimentos na Bahia.
A expectativa é reunir cerca de 700 participantes no auditório do Hotel Deville Prime. O secretário da Administração, Rodrigo Pimentel, que fará a abertura do evento, destacou o trabalho de revisão de todo o modelo de compras do Poder Executivo. “A Saeb vai apresentar um novo modelo de compras, com o objetivo de melhorar a eficiência nas contratações e aquisições do Estado, alinhado à legislação de Licitações, recentemente editada, e às melhores práticas de gestão”, declarou o titular da pasta.
A superintendente de Recursos Logísticos, Geisiane Magalhães, ressaltou a importância de o projeto ter sido construído de forma coletiva. “A construção do novo modelo de compras foi elaborada conjuntamente, com a participação dos órgãos do Estado em mais de 30 workshops. Isso possibilitou alcançar um resultado que atende às demandas diversificadas das unidades, considerando toda a sua pluralidade e especificidades das compras do Poder Executivo, sem perder o foco na legislação vigente”, destacou.
O Fórum contará com uma programação extensa, incluindo palestras, discussões técnicas, interação com o público presente e espaço para manifestações dos representantes dos órgãos estaduais, além da apresentação de um case de uma unidade do Poder Executivo. Serão abordados temas como: a aplicação do planejamento e do pensamento sistêmico nas compras e contratações públicas; o Projeto Sistema Integrado de Logística e o Plano Estratégico de Compras do Estado da Bahia; a perspectiva dos órgãos sobre a importância da governança dos processos de compras; o Plano Anual de Contratações do Estado da Bahia; e a apresentação das etapas e procedimentos do fluxo redesenhado do Plano Anual de Contratações, entre outros assuntos.
Fonte: Ascom/Saeb







Comentários