Procon-BA discute ‘Consumo Consciente’ e ‘Direito dos Consumidores nas Redes Sociais’ em atividade com estudantes


Procon-BA discute ‘Consumo Consciente’ e ‘Direito dos Consumidores nas Redes Sociais’ em atividade com estudantes
Procon-BA discute ‘Consumo Consciente’ e ‘Direito dos Consumidores nas Redes Sociais’ em atividade com estudantes

As/Os estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação, em Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, participaram, nesta quinta-feira (30), de mais uma ação do projeto Procon-Ba nas Escolas. A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), através da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA), promoveu a atividade, em parceria com a Secretaria da Educação (SEC).

Conscientizar o público estudantil e a comunidade local sobre os direitos dos consumidores e incentivar hábitos de consumo saudáveis foram os objetivos da atividade que buscou também orientar na identificação de golpes em compras on-line, sustentabilidade e educação financeira. ‘Consumo Consciente’ e ‘Direito dos Consumidores nas Redes Sociais’ foram os temas das palestras conduzidas pela equipe da Diretoria de Ações Educativas do Procon-Ba, responsável em conduzir as atividades na escola.

“Essa é uma ação transversal da SJDH que tem a missão de preparar os estudantes nas questões relacionadas ao consumo. Esse projeto traz diversos assuntos recorrentes ao cotidiano deles, a exemplo do consumo consciente e compras online. Que esses estudantes sejam multiplicadores desse tema e possam sair daqui consumidores conscientes”, explicou o diretor de Ações Educativas do Procon-BA, Eduardo Pontes.

“São nas escolas que devemos empregar, colocar e conscientizar esses novos consumidores. O Procon é um órgão público que vai intermediar entre o consumidor e os fornecedores. Precisamos entender esse tema, porque eles poderão acessar o órgão para questionar algo ilícito ou que um produto não veio no tempo certo. Consumidor consciente se faz dentro da escola”, ressaltou o diretor da unidade escolar, Denis Rios Daltro.

Materiais educativos, como a ‘Cartilha do Aluno’ e ‘Procon-BA orienta: Consumo Consciente’, foram distribuídos durante a ação. Orientações sobre as relações de consumo, registro de reclamações e negociações de dívidas também integraram a programação.

Fonte: Ascom/SJDH