
Os estudantes do Colégio Estadual Luiz Viana Filho e do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Candeias, ambos localizados no município de Cadeias, foram premiados com credenciais para eventos nacionais e internacionais, na Feira de Ciências e Educação Profissional (FECEP), realizada em Catu. Promovido pelo CEEP em Controle e Gestão do Nordeste Baiano Pedro Ribeiro Pessoa, o evento, que foi encerrado na sexta-feira (24), contou com a apresentação de 60 projetos científicos de estudantes de diferentes regiões da Bahia.
Com o projeto “Wall-e Guardião da Praia: areia limpa, vida marinha protegida”, os estudantes do Colégio Estadual Luiz Viana Filho, que cursam a 1ª série do Ensino Médio integrado ao curso técnico em Biotecnologia e fazem parte do Clube de Ciências CELVF, conquistaram o 1º lugar na categoria Ciências Exatas e receberam 11 credenciais (nove nacionais e duas internacionais). Já com o projeto “STEAM & TEA: conectando mundos”, eles concorreram na categoria Ciências Humanas e receberam seis credenciais (quatro internacionais e duas nacionais), totalizando 17 credenciamentos. Os dois projetos foram orientados pela professora Hevelynn Martins.
O estudante Daniel da Cruz, 17 anos, que participa do Projeto Wall-e, disse que ele e seus colegas ficaram surpresos com os resultados alcançados na feira. “Acreditamos muito no nosso projeto, mas ver ele ser premiado e com tantos credenciamentos internacionais e nacionais nos motivou a evoluir e estudar ainda mais. Participar do clube de ciências é, sem dúvidas, uma virada de chave na minha vida e tem me aberto portas que eu jamais imaginei que eu poderia vivenciar”.
A equipe de estudantes do CEEP Candeias, responsável pelo projeto “Horta sustentável escolar: reutilização da água do ar condicionado e compostagem dos resíduos sólidos”, com orientação do professor Vinicius Passos, conquistou o 1º lugar na categoria Meio Ambiente e Sustentabilidade. Os jovens, que integram o clube de ciências da unidade escolar Sigma Lab, foram contemplados com três credenciais (duas nacionais e uma internacional).
Para o estudante Rian da Silva, 16 anos, do curso técnico em Administração, a participação na feira ampliou o conhecimento de toda a equipe envolvida no projeto. “Foram os três dias mais intensos e incríveis das nossas vidas. Dentre 60 projetos que foram apresentados, ter ganhado em 1° lugar em uma das categorias foi simplesmente incrível. Nossa equipe voltou pra casa com três credenciais, dando início a um novo marco nas nossas vidas”, comemorou.







Comentários