Centro Gamológico participa do II Festival Nacional de Artesanato na Bahia na Fonte Nova


Centro Gamológico participa do II Festival Nacional de Artesanato na Bahia na Fonte Nova
Centro Gamológico participa do II Festival Nacional de Artesanato na Bahia na Fonte Nova

Foto: Marcos Braga/Ascom SDE

Se você é daquelas pessoas que amam uma peça autoral e exclusiva, não pode deixar de visitar o estande do Centro Gemológico da Bahia (CGB) no Festival Nacional de Artesanato na Bahia (FENABA), que teve abertura nessa quinta-feira (9) e vai até domingo (12), na Fonte Nova. Os ex-alunos do curso de joalheria do CGB, órgão administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), estão expondo e comercializando suas peças. Com o tema “Letras e Ritmos: A Sinfonia do Artesanato da Bahia”, o evento, que é gratuito e está na sua segunda edição, promete promover uma imersão na arte e cultura nordestina para todos os visitantes.

“A participação do CGB em um evento dessa magnitude, fomenta e fortalece o desenvolvimento econômico do segmento de Gemas e Joias e contribui muito na divulgação do talento dos artesãos joalheiros baianos”, destacou a coordenadora técnica do equipamento cultural, Mônica Correa. Além de oferecer formação, o CGB está sempre participando de feiras, o que garante aos ex-alunos oportunidade de visibilidade e apoio ao empreendedorismo.

Ex-aluna e atualmente monitora do curso de Joalheria, Andressa Lobo  afirma que “a participação no evento tem total importância para a divulgação do nosso trabalho, tanto por ajudar a gente a vender nossas peças e começar no mercado de trabalho, quanto por mostrar o quanto o curso nos prepara para esse mercado. O Centro Gemológico me apresentou à bancada, me colocou no mercado como ourives e, hoje, eu tenho a oportunidade de mostrar um pouco do curso e atrair novos alunos, para que futuramente também possam entrar no mercado de trabalho”.

O evento é gratuito e de cunho social. Para participar, os visitantes devem levar 1kg de alimento não perecível. O acesso será realizado mediante cadastro rápido e simples, feito previamente para facilitar a entrada e garantir que todos possam aproveitar o festival sem filas. O II FENABA é realizado pelo Governo da Bahia através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) por meio da Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA), e em parceria com o Instituto Convida, Instituto Curupira e o Instituto Brasileiro do Desenvolvimento do Esporte e Cultura (IBDE).

Curso de Joalheria do CGB

Os cursos de joalheria básica e avançada, ministrados no CGB, proporcionam ao aluno, conhecimentos teóricos e práticos da fabricação de diferentes tipos de joias artesanais. O básico é dividido em quatro módulos: oficina de preparo de ligas e laminação de metais; oficina de trefilação de metais e operações básicas de joalheria; oficina de soldas; e oficina de acabamentos. Já o avançado, que proporciona aperfeiçoar os conhecimentos, é dividido em três módulos: oficina de fundição; oficina de cravação básica; e oficina de gabaritos. As aulas são 100% presenciais e cada módulo tem carga horária de 20 horas.

O Centro Gemológico da Bahia foi fundado em 1995, fica em um casarão antigo, na rua Gregório de Matos, 27, Centro Histórico.

Fonte: Ascom/SDE