Captação de córnea no Metropolitano: doação de órgãos transforma esperança em vida


Captação de córnea no Metropolitano: doação de órgãos transforma esperança em vida
Captação de córnea no Metropolitano: doação de órgãos transforma esperança em vida

Foto: Laís Peres

O Hospital Metropolitano, unidade 100% SUS do Governo da Bahia sob gestão da Santa Casa Ruy Barbosa, registrou mais uma doação em parceria com o Banco de Olhos da Bahia, integrando-se ao Setembro Verde, movimento nacional que conscientiza sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. A campanha destaca também a necessidade do diálogo em família durante a vida, já que a autorização para doar parte exclusivamente dos familiares, permitindo que a vontade do doador seja respeitada e a dor transformada em esperança de vida.

A captadora de córneas Laís Peres lembrou que o gesto só foi possível graças ao “SIM” de uma família que, mesmo na dor, escolheu oferecer recomeço a quem sonhava em voltar a enxergar. Nos oito primeiros meses de 2025, o Hospital Metropolitano fez seis doações de córnea. Ela reforçou que não existe cadastro oficial no Brasil. “A autorização parte da família, e esse diálogo prévio é fundamental”.

De acordo com o Registro Baiano de Transplantes divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), de janeiro a agosto deste ano, foram registradas 806 doações de córneas na Bahia. Mas, esse número poderia ser bem maior, se as famílias se empenharem na causa. Nesse período, foram 985 negativas dos familiares e em 1068 casos não havia ninguém para autorizar. Segundo o Sistema Estadual de Transplantes, atualmente, mais de 1.700 pessoas aguardam por um transplante de córnea na Bahia.

Vale ressaltar que um único doador pode beneficiar até dez pessoas. Cada doação é um gesto de amor que salva vidas, fortalece o SUS e transforma solidariedade em esperança para muitos.