Rede SAC comemora 30 anos com homenagens e programação cultural


Rede SAC comemora 30 anos com homenagens e programação cultural
Rede SAC comemora 30 anos com homenagens e programação cultural

Foto: Fábio Vasconcelos/Saeb

Mais de 300 pessoas, entre autoridades, lideranças, apoiadores, parceiros e colaboradores da Rede SAC marcaram presença no auditório Zezéu Ribeiro, no Centro Administrativo da Bahia nesta terça-feira (30) para celebrar o aniversário de 30 anos do Serviço de Atendimento ao Cidadão.  Ao longo de todo o dia, o evento brindou o público com atrações musicais e teatrais, vídeos, pronunciamentos, apresentação de cases de sucesso e, principalmente, homenagens às pessoas  que, ao longo das últimas três décadas, contribuíram para revolucionar aa prestação de serviços públicos no Estado.

“O momento é de celebrar: a ideia inicial da Rede foi concentrar todos os serviços em um único local: hoje o SAC é uma marca, com 91 unidades de atendimento em todo o Estado, um modelo vitorioso e que prossegue com oportunidades de crescimento e inovação para os próximos 30 anos”, ressaltou durante o evento, o secretário da Administração Rodrigo Pimentel, ao pontuar uma série de iniciativas marcantes da história do SAC, desde a instalação dos primeiros postos em shoppings da cidade até os esforços que permitiram à Bahia se tornar hoje o terceiro Estado com maior número de emissões da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).

Também presente ao evento, o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, destacou a trajetória de parceria entre o seu órgão e o SAC. “Costumo dizer que a nossa segurança pública é norteada por três is: integração, inteligência e investimentos. E integração é algo que já ocorre com o SAC há mais de 20 anos. Já emitimos CINs em todos os postos SAC, estamos fazendo parcerias para  atender o mais rápido possível aos 417 municípios do Estado e tudo isso só está sendo possível por conta do afinco dos servidores e do compromisso da Saeb e da Rede SAC com a prestação do melhor serviço “, resumiu o secretário.

O esforço para intensificar a emissão das CINs também foi ressaltado pelo diretor geral do Detran, Max Passos. ”A gente sabe que a demanda está muito grande e estamos trabalhando em conjunto coma Secretaria de Segurança Pública e a empresa responsável com o objetivo de interiorizar ainda mais a oferta e aumentar também a quantidade de serviços oferecidos por meio da Rede SAC”, ressaltou o diretor.

Já o superintendente de Atendimento ao Cidadão, Flávio Machado Barbosa, aproveitou a ocasião para fazer um balanço do significado do aniversário de 30 anos do SAC. “Mais do que uma data simbólica, este é um marco da trajetória que transformou a forma de atender ao cidadão baiano. O SAC nasceu com a missão de simplificar o acesso aos indícios públicos e desde então vem crescendo e se reinventando. Hoje, o desafio que nos move é a inovação, inovar para chegar mais perto das pessoas, para integrar tecnologia e sensibilidade humana e para garantir que cada cidadão seja atendido com agilidade, respeito e atenção”, argumentou o superintendente.

A programação do Seminário de 30 anos da Rede SAC contou ainda com uma apresentação dos Filhos de Gandhy e palestras sobre cases de sucesso na área de atendimento ao cidadão proferidas pela diretora da Organização em Centros de Atendimento (OCA), do estado do Acre,  Francisca Brito, e pela diretora da Unidade de Atendimento Integrado (UAI), do estado de Minas Gerais, Marina Andrade. No turno da tarde, a platéia do evento assistiu ainda a um vídeo sobre a atuação da Comissão Permanente de Acessibilidade e Diversidade (CPAD), a esquetes encenados pelo grupo teatral da Polícia Militar, além de um desfile com os novos fardamentos da Rede SAC e apresentações musicais. Para completar, o evento também foi marcado pela homenagem aos servidores mais antigos do SAC, que receberam troféus comemorativos.

Fonte: Ascom/Saeb