Proposto pelo deputado José de Arimateia (Republicanos), aconteceu, na tarde desta segunda-feira (29), no auditório Jornalista Jorge Calmon da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), um ato solene em homenagem ao Dia do Médico Veterinário, com a participação do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV-BA) e do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).
Presidente da Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos e da Frente Parlamentar em Defesa do Bem-estar Animal e da Segurança Ambiental, José de Arimateia abriu seu discurso, homenageando o trabalho e a dedicação dos médicos veterinários. Ele lembrou que este ano, em 9 de setembro, data em que se celebra o Dia Nacional do Médico Veterinário, apresentou uma moção de congratulações e aplausos com o propósito de valorizar a profissão, que descreveu como relevante para a saúde pública, a segurança alimentar, o bem-estar animal, o controle de zoonoses e o fortalecimento do agronegócio.
“Vocês, médicos veterinários, exercem um papel fundamental em diversas frentes. Na clínica de animais de pequeno e grande porte, na vigilância sanitária, na inspeção de alimentos, nas pesquisas científicas e na formulação de políticas públicas que consolidam o conceito da saúde única, integrado à saúde humana, animal e ambiental”, disse o parlamentar.
O republicano lembrou que, desde o início de seu primeiro mandato, em 1999, vem trabalhando em defesa da causa do bem-estar animal e da segurança ambiental. Ele citou a Lei estadual nº 13.472 de 2016, fruto de projeto de lei de sua autoria, que institui a Semana de Conscientização e Proteção dos Direitos dos Animais. “Que este ato solene, ao qual esta Casa abre as portas pelo reconhecimento e pela importância, seja mais do que uma celebração. Que seja um reconhecimento público à contribuição inestimável dos médicos veterinários e, ao mesmo tempo, um estímulo para que sigamos fortalecendo essa profissão tão essencial para a Bahia e para o Brasil”, registrou.
Primeira mulher a presidir o Conselho Federal de Medicina Veterinária, a professora Ana Elisa Almeida destacou o grande simbolismo de celebrar o Dia do Médico Veterinário na ALBA. “Este ato solene é mais do que uma cerimônia, é um gesto de reconhecimento público a uma profissão que dedica a vida a algo maior, à saúde única, que integra animais, pessoas e meio ambiente”, declarou.
Ana Elisa registrou, em seu discurso, a recente conquista histórica para a categoria, com a aprovação na Câmara dos Deputados, no dia 9 de setembro, do PL 7.323/2014, que criminaliza o exercício ilegal da medicina veterinária. Por fim, reiterou os agradecimentos: “O gesto desta Casa Legislativa, sob a iniciativa do deputado José de Arimateia, é grandioso. Ao prestar homenagem aos médicos veterinários, o parlamento baiano transmite à sociedade uma mensagem clara: reconhecer a medicina veterinária, reconhecer o valor da vida em todas as suas dimensões”.
O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV-BA), Lúcio Leopoldo Aragão da Silva, falou da complexidade da profissão, que, segundo ele, “exige foco profissional integral, pleno e generalista no atendimento das diversas necessidades da sociedade, na segurança alimentar, na saúde pública, nas zoonoses e na produção de alimentos de origem animal”. Ele recordou ainda que a data do 9 de setembro celebra o dia em que o presidente Getúlio Vargas, em 1933, assinou o decreto-lei 23.133, que regularizou a profissão no Brasil. “É uma satisfação imensa essa celebração para todos nós. Dizer que essa Casa, que é do povo, e que agora também é da medicina veterinária”, declarou.
Durante a cerimônia, o deputado José de Arimateia homenageou os professores Ana Elisa Almeida e Lúcio Leopoldo Aragão da Silva com uma placa condecorativa, pela trajetória na medicina veterinária e pelos relevantes serviços prestados. Também na ocasião, o médico veterinário Aristeu Vieira da Silva, professor e pesquisador da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), recebeu das mãos do presidente do CRMV-BA, Lúcio Leopoldo, o Prêmio Fúlvio Alice 2025, outorgado pela instituição.
Além dos citados, compuseram a mesa do evento a professora Mônica Matos dos Santos, representando a Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal da Bahia (ALBA); Fábio Alexandre Rosa Rodrigues, superintendente do Ministério da Agricultura; Paulo Emílio Vinhas Torres, presidente da Academia de Medicina Veterinária; José Meber, da Agência Estadual de Defesa (Adab); e Humberto Miranda, presidente da Federação de Agricultura do Estado da Bahia (Faeb).
Comentários