Programa Escola e o Legislativo recebe mais 80 estudantes na próxima semana



Estudantes de 14 escolas municipais, estaduais e até da Universidade Federal da Bahia já participaram, este mês, do programa “A Escola e o Legislativo”, que tem por finalidade aproximar a comunidade acadêmica do Parlamento baiano. Nos dois últimos dias de setembro, mais 80 alunos estarão conhecendo o funcionamento da Casa do Povo, acompanhando palestras com temas variados sobre política e as atividades desenvolvidas pelos deputados.

Na manhã da segunda-feira (29), profissionais de nível superior da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-BA) vão ouvir uma exposição do historiador Evandro de Carvalho sobre o Painel de Carybé, artista que retratou vários elementos e personagens da cultura afro-brasileira, bem como serão apresentados ao Painel Galeota Gratidão do Povo, pintura de Carlos Bastos, que mistura personalidades da Bahia, na Procissão do Bom Jesus dos Navegantes. A estrutura organizacional da ALBA e o processo legislativo serão temas abordados pelo servidor público Ian Schwartz, para aprendizagem dos profissionais adesguianos.

Na terça-feira (30), estão previstas mais duas visitas. No turno matutino, 40 estudantes da capital baiana, do Colégio Estadual Lindemberg Cardoso, do Rio Sena, vão ser recepcionados pela equipe do programa. No período vespertino, está reservada a visita de mais 40 alunos do Colégio Evangélico Vida Nova, de Vila de Abrantes, município de Camaçari. 

Esta semana que está finalizando, o programa recebeu, em três dias seguidos, jovens protagonistas do Partido Republicano, trazidos pelo deputado Jurailton Santos; e, na manhã desta quinta-feira (25), no Plenarinho, a estrutura do programa foi apresentada aos alunos do Colégio Estadual Professora Dalva Matos, localizado no subúrbio do Lobato, em Salvador. 

Dentre as muitas escolas que passaram pela Assembleia Legislativa este mês, a coordenadora do programa “A Escola e o Legislativo”, Cynthia Rabelo, destacou a presença de 20 estudantes universitários do Museu Afro da UFBA, que estiveram aqui dia 11, e as crianças da Escola Municipal do Pescador, no bairro de Itapuã, que encantaram os técnicos da Casa, no dia 9.

“Crianças com 10, 11 e 12 anos que, desde a chegada na rampa, mostraram um entusiasmo muito grande, perguntando e demonstrando interesse em aprender coisas novas, curiosas em saber sobre o nosso dia a dia no Poder Legislativo. Para a gente que faz este programa, é uma motivação a mais no sentido de trabalhar, ajudando crianças e adolescentes sobre o exercício da cidadania. Essa empolgação deles estimula toda a nossa equipe, que entende a importância de abrir as portas da Casa livremente para a comunidade estudantil”, registrou a coordenadora.



Fonte