Servidores da ALBA fazem curso para aprimorar gestão de dados



Oito servidores da Superintendência de Recursos Humanos (SRH) da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) iniciaram, na última segunda-feira (22), um curso de capacitação em Power BI, ferramenta de business intelligence da Microsoft que transforma dados brutos em insights visuais e interativos. As aulas, ministradas na sala de informática da Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan), no turno matutino, seguem até sexta-feira (23).

Conforme explicou o superintendente de RH da ALBA, Francisco Raposo, a oportunidade foi viabilizada a partir de uma parceria entre as duas instituições, com a intermediação da Escola do Legislativo, braço educativo do Parlamento estadual, subordinado à SRH. Segundo ele, o curso contribui para o aprimoramento da equipe de Recursos Humanos, além de fortalecer a relação entre os órgãos públicos. 

“Agradecemos à Seplan por abrir as portas para a capacitação de nossos colaboradores. Essa é uma demonstração de que o trabalho realizado em conjunto, com o compartilhamento de conhecimento, é o melhor caminho para termos um serviço público mais eficiente”, frisou Raposo.

De acordo com o gerente de pessoal da SRH, Cláudio Santana, o Power BI permite, entre diversas possibilidades, que usuários se conectem a várias fontes de dados, como planilhas do Excel, bancos de dados e serviços online, e as modelem de forma a criar relatórios e painéis dinâmicos.

Santana destacou ainda a importância da ferramenta para a gestão de dados da ALBA, instituição com mais de 190 anos, que administra uma grande quantidade de informações pessoais de seus servidores. Segundo ele, o Power BI possibilita a emissão de relatórios gerenciais que oferecem uma visão ampla de áreas como custos de pessoal e execução orçamentária. “Hoje, através dessa ferramenta, é possível emitir relatórios que ajudam a ter uma visão geral. Você consegue consolidar dados e apresentá-los de forma mais agradável e fácil de entender, auxiliando a gestão na tomada de decisões”, explicou.

EFICIÊNCIA

A ferramenta já vem sendo utilizada na SRH para verificar eventuais inconsistências em bancos de dados que alimentam os sistemas da Casa. A capacidade do Power BI de extrair e consolidar informações de forma eficiente possibilita um olhar mais aprofundado sobre rotinas e procedimentos do setor.

“Há pouco foi publicado um programa de incentivo à aposentadoria. Nesse caso, precisamos estimar o impacto e a economia que a Casa terá. Com o Power BI, conseguimos montar painéis que indicam quanto será economizado com custos de pessoal”, exemplificou Santana.

Na ALBA, a capacitação dos servidores é considerada um investimento essencial para aprimorar os serviços prestados. O servidor Adilson Chaves, que atua na área de Folha de Pagamento, destacou a transição do uso do Excel para o Power BI na projeção orçamentária de pessoal. Ele explicou que, enquanto o Excel exige mais esforço para apresentar dados de forma visualmente atraente, o Power BI permite criar painéis interativos e dinâmicos, que facilitam a compreensão das informações pelos gestores.

Segundo Chaves, a ferramenta não substitui o Excel, mas aprimora a forma de visualizar e compartilhar dados, oferecendo uma alternativa mais moderna e flexível. “Você tem várias possibilidades. No Excel, não tínhamos essa flexibilidade”, ressaltou.

TEORIA E PRÁTICA

A servidora Janice Oliveira destacou que a formação ofertada pela Seplan, dividida entre teoria e prática, ensina a estruturar e tratar dados para criar relatórios e gráficos, facilitando a análise e o planejamento de estratégias de RH. Ela acrescentou que o curso também ajuda a conferir informações e a agilizar processos diários, como o envio de dados para o e-Social.

“O curso nos fez enxergar como os dados nascem, permitindo transformar uma planilha em um painel visualmente consistente. Assim, podemos utilizar dados de pessoal para definir estratégias de RH, como identificar servidores próximos da aposentadoria compulsória, o que é de grande importância para o nosso dia a dia”, afirmou.



Fonte