Estudantes da rede estadual são medalhistas dos Jogos da Juventude 2025


Estudantes da rede estadual são medalhistas dos Jogos da Juventude 2025
Estudantes da rede estadual são medalhistas dos Jogos da Juventude 2025

Fotos: Acervo Pessoal

A Bahia subiu ao pódio duas vezes, nesse final de semana, nos Jogos Nacionais da Juventude, em Brasília. A dupla Suane Lima Monteiro Aldair e Samara Brandão Ribeiro, do Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia, de Salvador, conquistou a medalha de bronze no vôlei de praia. Já no judô, a estudante Rafaela Freitas, do Colégio Estadual de Aratu, em Simões Filho, garantiu a prata na categoria até 48kg.

Os Jogos da Juventude 2025 reúnem 4,7 mil atletas de até 17 anos em 20 modalidades esportivas. A delegação baiana conta com 232 integrantes, entre eles estão diversos estudantes da rede estadual que têm levado o nome do Estado ao pódio, revelando talento e dedicação.

Esporte e transformação
“É importante ressaltar que não buscamos apenas medalhas, mas oferecer oportunidades e ampliar horizontes. Muitos desses meninos e meninas provêm de contextos de vulnerabilidade social e a escola desempenha o papel fundamental de oferecer suporte e direcionamento. Estas conquistas inspiram outros jovens a perseguirem seus sonhos”, destacou Alexi Rufino, professor de Educação Física do Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia.

“Ter a consciência de que represento a minha escola e o meu Estado me enche de orgulho. Esta medalha significa dever cumprido e abre espaço para novos desafios. O esporte transforma vidas e oferece experiências únicas”, disse Suane Lima, medalhista do vôlei de praia.

As medalhas conquistadas comprovam o potencial da rede estadual de ensino em revelar talentos esportivos. Mais do que resultados, a participação representa aprendizado, integração cultural e fortalecimento da base esportiva, preparando os jovens não apenas para competições futuras, mas também para a vida.

Fonte: Ascom/SEC