O deputado Binho Galinha apresentou moção de congratulações ao município de Euclides da Cunha pelo 92° aniversário de emancipação política e administrativa, que será comemorado nesta sexta-feira. “Nesta data especial de 19 de setembro de 2025, queremos parabenizar todos os moradores, um povo, hospitaleiro, ordeiro e trabalhador, pelo transcurso de seu aniversário de emancipação”, disse.
A cidade possui cerca de 65 mil habitantes, segundo estimativa do IBGE. Possui uma economia bastante diversificada: na agricultura, produz feijão, milho, mandioca, mamona e sisal. Na pecuária, possui criação de bovinos, caprinos, ovinos, suínos, equinos e muares. Também possui um subsolo rico em minerais com jazidas de ardósia, calceta, cristal-de-rocha e pedra calcária.
Conforme destaca o parlamentar, a história de Euclides da Cunha começa com os índios Caimbés, da nação Tupiniquim, que iniciaram o aldeamento Massacará, cujos descendentes estão lá até hoje. Os homens brancos começaram a se deslocar para a região, vindos de localidades vizinhas, a exemplo de Monte Santo e Tucano, para trabalhar com criação de gado. Nessa leva, estava o major Antonino, apontado como desbravador daquelas terras, onde instalou sua fazenda e onde começou a se formar o primeiro núcleo urbano.
Comentários