Hassan saúda aniversário de 34 anos do Cosems



Criado em 19 de setembro de 1991 com a missão de representar os gestores municipais de Saúde e promover a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), o Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems-BA), comemora nesta sexta-feira 34 anos de existência, razão pela qual o deputado municipalista Hassan (PP), que já foi vice-presidente desta entidade, protocolou na Assembleia Legislativa da Bahia moção de aplausos, destacando os serviços prestados à população baiana. O ponto alto das comemorações será o ato de sanção, pelo governador Jerônimo Rodrigues, do Projeto de Lei 25.885/2025, de autoria do parlamentar, instituindo o 19 de setembro como o Dia Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia.

O parlamentar disse que “foi uma grande honra apresentar esse projeto em parceria com a amiga e presidente do Cosems, Stela Souza, inspirados pela liderança e atuação da nossa secretária estadual de Saúde, Roberta Santana”. A iniciativa tem o objetivo de reconhecer e valorizar os gestores municipais de saúde, agentes fundamentais na execução das políticas públicas e no fortalecimento do SUS.

O legislador frisou que “sob o comando de Stela Souza, o Cosems teve papel fundamental no período em que a Bahia enfrentou uma das piores crises sanitárias da história da humanidade, causada pelo Coronavírus, coordenando os municípios, lutando pela ampliação de leitos e negociações com governo estadual e federal em busca de apoio para obtenção de testes diagnósticos, EPI’s, equipamentos para UTI, sistemas de comunicação e início da vacinação.


O deputado lembra que um dos encargos do Cosems é lutar por mais recursos e investimentos na Saúde, que viabilizem melhorias e ampliações de serviços, necessárias na assistência à população e também proporcionar apoio técnico para qualificar o trabalho dos gestores municipais. “O conselho tem contribuído significativamente para que gestores da saúde consigam expandir serviços e captar recursos para a saúde nas instâncias estadual e federal”, revelou.

O autor do projeto, que celebra o 19 de setembro como o Dia Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia, frisou que “fui também secretário municipal de Saúde de Jequié e conheço de perto os inúmeros desafios enfrentados pelos gestores, que se dedicam e se esforçam para garantir a milhões de baianos e baianas o direito à saúde”.

O parlamentar afirma que é inegável que os secretários municipais de saúde são os principais responsáveis pela execução de ações fundamentais na atenção à saúde da população, incluindo a coordenação de serviços de atenção básica, a vigilância epidemiológica, o controle de endemias, as campanhas de vacinação, a gestão administrativa e orçamentária das unidades de saúde e a articulação com os governos estadual e federal.



Fonte