Bahia sofre com recorde de lesões e preocupa no Brasileirão


Salvador, BA, 17 (AFI) – O Bahia enfrenta um momento delicado na Série A do Brasileirão. Após a derrota de virada para o Cruzeiro por 2 a 1, o Tricolor viu a lista de baixas médicas crescer ainda mais, com a lesão do goleiro João Paulo e o zagueiro David Duarte sentindo a coxa durante o aquecimento.

O clube já contabiliza 29 jogadores afastados por problemas físicos em 2025, número que pode chegar a 30 caso a lesão de David Duarte seja confirmada. É o maior índice desde o retorno do Esquadrão à elite, em 2023.

BRASILEIRÃO E DESGASTE NO BAHIA

Segundo o departamento médico, a maratona de jogos é apontada como o principal motivo para o alto número de lesões. O Bahia é o time brasileiro que mais entrou em campo em 2025, com 63 partidas já realizadas, e deve bater a marca de 80 jogos até o fim da temporada, recorde desde a pandemia.

O Tricolor disputa seis competições e enfrentou 21 semanas consecutivas jogando a cada três ou quatro dias. Para piorar, foi o único da Série A que não teve folga na última Data Fifa, por conta das finais da Copa do Nordeste.

O levantamento histórico mostra o crescimento do problema: em 2024 foram 24 lesões (69 partidas) e, em 2023, 28 baixas (67 jogos). Considerando apenas o período de janeiro a setembro, as 29 lesões de 2025 superam os dois anos anteriores.

BAIXAS NO ELENCO DO BAHIA

Entre os nomes no departamento médico estão Gabriel Xavier, Marcos Victor, Michel Araújo, Santiago Arias, Ademir, Iago Borduchi, Kanu, Ronaldo, Gilberto, Rezende, Erick, Willian José, Fredi Lippert, Tiago, Erick Pulga, Rodrigo Nestor, Caio Alexandre, Ruan Pablo e João Paulo.

No momento, nove atletas ainda se recuperam, com Caio Alexandre, Erick, Kanu, Ruan Pablo, Tiago e Ademir próximos do retorno, enquanto Erick Pulga, João Paulo e David Duarte seguem fora. A previsão é que nenhum deles esteja disponível para o duelo deste sábado, contra o Ceará, no Castelão, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Fonte