Avicultura fortalece agricultura familiar e gera renda para milhares de famílias na Bahia


Avicultura fortalece agricultura familiar e gera  renda para milhares de famílias na Bahia
Avicultura fortalece agricultura familiar e gera renda para milhares de famílias na Bahia

Foto: Ascom/Granja do Rancho

A avicultura tem transformado a vida de muitas famílias na Bahia, se consolidando como uma atividade essencial para gerar renda e fortalecer o campo. Já são cerca de 8 mil empreendimentos da agricultura familiar, fomentados pelo Governo do Estado, que beneficiam diretamente 10.244 famílias com galinheiros, kits produtivos, entrepostos de ovos, assistência técnica e equipamentos que qualificam a produção.

São estruturas como a da comunidade de Cacimba do Silva, em Juazeiro, que em julho recebeu um entreposto de ovos entregue pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). A unidade já beneficia 113 famílias, com mais de 100 mil ovos vendidos por mês. Destes, 3.600 passam diariamente pela classificadora, que abastece a comunidade e municípios vizinhos.

“Depois da construção do entreposto, conseguimos acessar outros mercados e garantir mais segurança para a venda dos nossos produtos. Hoje, produzimos quase 4 mil ovos por dia e estamos crescendo passo a passo, ganhando espaço no mercado com a nossa marca Caipira do Silva”, afirmou Marcirivan Passos, produtor rural e integrante da Cooperativa dos Empreendedores Rurais de Cacimba do Silva e Região (Coopercar).

O avanço também se apoia na certificação do Selo de Inspeção Municipal (SIM), que garante fiscalização sanitária e industrial de produtos de origem animal, assegurando qualidade e segurança para o consumidor.

Assim como em Juazeiro, a Granja Ovos Caipira do Rancho, localizada em Santanópolis,  também conquistou o SIM, abrindo as portas da produção familiar do agricultor Gilson Carneiro para novos mercados. A certificação da granja aconteceu na última terça-feira (26). A unidade conta com 6 mil aves, quatro galpões e uma produção mensal de mais de 133 mil ovos, gerando oito empregos diretos e beneficiando 30 famílias.

Para Gilson, a conquista representa um avanço para sua família e para o município. “Eu sei que essa Granja para o Mucambo e para Santanópolis tem uma importância. Quero que outros venham para cá, que possam fazer esse trabalho e gerar emprego para a população. Não encaramos isso como concorrência, mas como crescimento do município. Hoje, com o selo, abrimos um leque de oportunidades. O crescimento vem da geração de emprego, da produção, de tudo isso”, declarou.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso, ressaltou que “com infraestrutura e organização, os agricultores familiares conseguem acessar mercados, conquistar novos consumidores e agregar valor ao que produzem. O entreposto de Cacimba do Silva e a Granja Ovos Caipira do Rancho mostram como investir na avicultura é investir em desenvolvimento e em oportunidades reais para as famílias do campo.”

No Dia da Avicultura, celebrado nesta quinta-feira (28), histórias como as de Marcirivan e Gilson reforçam como o sistema produtivo é uma aliado da agricultura familiar, gerando emprego, renda e novas perspectivas de crescimento para milhares de famílias em todo o Estado.