
A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) e a Neoenergia Coelba fortaleceram, na tarde desta quarta-feira (27), a parceria em benefício da sustentabilidade. Com a presença da presidente da ALBA, deputada Ivana Bastos, uma máquina inteligente de reciclagem passou a funcionar na sede do Parlamento estadual. A iniciativa integra o projeto Vale Luz, da fornecedora de energia, ao ALBA Verde, programa de responsabilidade socioambiental da Casa do Povo, gerido no âmbito da Escola do Legislativo.
Agora, quem passar pela Assembleia Legislativa da Bahia pode trocar material reciclável por descontos na conta de luz. Conforme ressaltou Ivana Bastos, a novidade permite conciliar preservação ambiental e economia. É a ALBA se movimentando, mostrando que é possível cuidar do meio ambiente e viabilizar que o cidadão zere a conta de energia. Além disso, o valor da reciclagem será revertido para o projeto de sustentabilidade da ALBA, o ALBA Verde”, afirmou.
O equipamento, que ficará na Casa Legislativa em caráter permanente, permite que servidores, parlamentares e a comunidade em geral descartem materiais como latas de alumínio, garrafas PET e embalagens plásticas e de vidro. O valor obtido com a reciclagem é convertido em créditos que são automaticamente aplicados na fatura de energia elétrica.
Para o diretor administrativo da ALBA, Djalma Abreu dos Anjos, a integração entre o Vale Luz e o ALBA Verde contribuirá para o aumento da reciclagem e, por consequência, para uma maior preservação ambiental. “Vai ampliar o acesso à reciclagem, e estimular as pessoas.
A Escola do Legislativo também vai poder desempenhar ainda mais aulas e oficinas”, opinou.
Segundo o coordenador do projeto Vale Luz, Raphael Damasceno, engenheiro eletricista da Neoenergia, o processo de uso do equipamento é simples: basta digitar o CPF na máquina, que o sistema criará automaticamente uma conta e acumulará os créditos gerados. A cada 10 latinhas de alumínio ou 15 garrafas PET, por exemplo, será possível render R$1 de desconto, com um limite de 25 embalagens por dia por CPF.
“Os créditos podem ser resgatados diretamente na máquina a partir de R$ 1, e o desconto é aplicado na conta de luz em até 30 dias. Deste modo, é possível até zerar a fatura de energia somente com os resíduos que forem descartados na máquina”, destacou Damasceno.
Ainda de acordo com o coordenador do projeto Vale Luz, a parceria não se restringe à máquina. Além da disponibilidade do equipamento, uma vez por semana, um caminhão de coleta da Neoenergia Coelba estará no estacionamento da ALBA para receber outros tipos de materiais que a máquina inteligente não aceita – a exemplo do papelão e sacolas plásticas. Nesses casos, o desconto será calculado pelo peso e tipo do material, ampliando ainda mais os benefícios da iniciativa.
O projeto Vale Luz integra o Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Já o ALBA Verde, lançado em maio de 2023, substituiu o antigo programa de responsabilidade socioambiental da Assembleia Legislativa da Bahia, o antigo Reciclalba. O ALBA Verde se orienta pelo princípio dos 7 Rs da sustentabilidade: Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar, Reparar e Reintegrar. Gerenciado pelo Departamento de Projetos Especiais da Escola do Legislativo, o programa tem como objetivo principal tornar a Assembleia uma instituição mais “verde” e engajada com as questões ambientais globais, incentivando a formação de uma consciência cidadã entre todos que frequentam a Casa.
Para atingir seus objetivos, o ALBA Verde atua em três frentes principais. O eixo de Educação Ambiental foca em informar, treinar e divulgar boas práticas. A Coleta Seletiva prioriza a separação e destinação correta de resíduos recicláveis, como papel e plástico, gerados na instituição. Por fim, o Programa Empreender utiliza a receita da venda desses materiais para financiar oficinas e cursos de empreendedorismo para o público externo, focados em iniciativas de baixo investimento.
Segundo a diretora da Escola do Legislativo, Fernanda Guedes, através do programa, é feita a coleta, o armazenamento e encaminhamento para a reciclagem de papel, papelão, garrafas Pet, jornais e revistas que são utilizados na Casa.
“Os recursos obtidos com a venda desses recicláveis são investidos em ações de educação ambiental para os servidores e no Programa Empreender, que realiza cursos de empreendedorismo destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade, amparadas por projetos Sociais, a exemplo do GACC – Grupo de Apoio à Criança com Câncer”, explicou a gestora.
Fonte: ALBA – Ascom
Foto: VannerCasaes/AgênciaALBA
Siga o nosso portal WWW.CENTRALDASNOTICIAS.COM.BR nas redes sociais de: Maryluzia Costa
Instagram: Maryluzia.Costa
Facebook: maryluzia.dinda
Twitter: @Maryluziac
Youtube: Maryluzia Costa
Contato: (71) 9.8807-1571
Diretora comercial – Marylúzia Costa
E-mail: [email protected]
Diretor Adm – Márcio Gomes
Contato : 75 9.9995-9194
CENTRAL DAS NOTÍCIAS – 24h online, levando as informações com a rapidez e credibilidade que você precisa.
Comentários