Governador atende solicitação de Ludmilla Fiscina e cria Comando de Policiamento Regional com sede em Alagoinhas



Membro da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), a deputada estadual Ludmilla Fiscina (PV) comemorou, nesta terça-feira (12), a criação do Comando de Policiamento Regional Litoral Norte e Agreste Baiano, a ser sediado em Alagoinhas, atendendo a um pleito apresentado por ela desde 2023.

A medida foi anunciada ontem pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), durante solenidade no Centro de Operações e Inteligência (COI), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), que marcou o envio à ALBA de três projetos de lei relacionados à reestruturação da Segurança Pública Estadual e a assinatura de decreto que define a sede das áreas de responsabilidade territorial das unidades operacionais da Polícia Militar.

O novo comando é fruto de uma série de iniciativas da deputada, que apresentou, em maio de 2023, uma emenda aditiva ao Projeto de Lei nº 24.871/2023, propondo a criação da unidade para atender 20 municípios da região. A proposta acrescentava à legislação a estrutura do comando, incluindo batalhões, companhias independentes de Polícia Militar e Companhia Independente de Policiamento Tático. A deputada também formalizou, em junho de 2023, ofício solicitando a alteração provisória da sede do Comando de Policiamento Regional Nordeste para Alagoinhas até a criação da nova estrutura, e, em novembro, reforçou a demanda com novo documento, solicitando oficialmente a instalação do Comando Litoral Norte e Agreste Baiano no município.

Para Fiscina, a descentralização do comando é estratégica para desafogar o Comando Regional Leste, sediado em Feira de Santana, que atualmente atende cerca de 100 municípios e mais de três milhões de habitantes. “Alagoinhas é polo regional, possui localização estratégica e características que permitem ampliar a presença policial e dar mais eficiência às ações de segurança pública em toda a região”, destacou.

O novo comando terá sede em Alagoinhas e irá abranger os municípios de Acajutiba, Aporá, Araçás, Aramari, Cardeal da Silva, Catu, Conde, Crisópolis, Entre Rios, Esplanada, Inhambupe, Itanagra, Itapicuru, Jandaíra, Olindina, Ouriçangas, Pedrão, Rio Real e Sátiro Dias, totalizando uma área de 13.593,73 km².

Viaturas para Alagoinhas e Pojuca – Na mesma ocasião, no pátio da Assembleia Legislativa, o governador entregou uma viatura para a Polícia Civil de Alagoinhas, com a presença do prefeito Gustavo Carmo (PSD) e do ex-prefeito Joaquim Neto, e uma viatura para a Polícia Militar de Pojuca, solicitada pelo prefeito Luizinho Trinchão e pelo vereador João Paulo. Para a deputada, essas ações reforçam o compromisso do governo com a segurança da população. “Seguimos trabalhando por mais proteção, estrutura e tranquilidade para a nossa gente”, afirmou.

Foto: Aluísio Neto

Fonte