Por Yuri Abreu
A 13ª edição da Feira Literária Internacional de Cachoeira (Flica) foi lançada na noite desta terça-feira (26), em cerimônia realizada na Biblioteca Central do Estado da Bahia, nos Barris, em Salvador. O evento, que se consolidou como uma das principais iniciativas de promoção da literatura e da cultura no estado, acontecerá entre os dias 23 e 26 de outubro, na cidade de Cachoeira, no Recôncavo baiano.
O curador artístico da Flica 2025, Lennoy Nonato, conversou com a imprensa durante o lançamento e destacou a importância do convite para mais uma edição, ressaltando a valorização da memória, da ancestralidade e da pluralidade cultural do Recôncavo.
“Estou muito feliz por mais esse convite. Essa reconvocação é sinônimo de reconhecimento, primeiramente, então eu expresso minha gratidão. É também uma nova oportunidade de dar palco a outros talentos, porque a gente está falando do Recôncavo, de Cachoeira, que é um celeiro de talentos, de pertencimento, de memória viva, de ancestralidade. É uma equipe muito bem preparada, determinada para atender à expectativa de todo mundo que espera o ano inteiro pela Flica”, disse.
A edição deste ano terá como tema “Ler é Massa”, e segundo o curador, a programação será marcada pela interseção entre literatura, música e outras linguagens artísticas. “A música também é leitura, porque estamos o tempo inteiro contando a história de um povo, seja através da poesia, do protesto ou da celebração. Essa curadoria busca trazer artistas, compositores, escritores e historiadores para embasar essa conexão da música com a leitura. Tivemos todo o cuidado de trazer essa pluralidade para a programação”, afirmou.
Além das mesas literárias e artísticas, a Flica contará novamente com espaços dedicados a diferentes públicos, como a Fliquinha, voltada para o público infantil, e a Tenda Paraguaçu, que receberá escritores, palestrantes e influenciadores de várias partes do país. “A criançada vai estar na Fliquinha, os jovens, adultos e famílias também vão ter seus espaços. Vai ser mais um ano de sucesso em Cachoeira, revisitando essa terra maravilhosa e dando palco aos talentos do nosso Recôncavo”, completou Nonato.
Comentários