Eduardo Salles (PP) diz que a honraria é o reconhecimento pela contribuição do homenageado ao desenvolvimento da fruticultura na Bahia e no Brasil
O empresário Carlos Prado, fundador e presidente da Itaueira Agropecuária S.A., recebeu, na tarde desta quinta-feira (21), a Comenda 2 de Julho em uma cerimônia emocionante na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Proposta pelo deputado Eduardo Salles (PP), a honraria foi um reconhecimento à sua história de “resistência e resiliência”, como destacou o parlamentar, e à sua contribuição fundamental para o desenvolvimento da fruticultura na Bahia e no Brasil.
Em um discurso detalhado sobre a biografia e trajetória de Carlos Prado, o parlamentar ressaltou a visão empreendedora do empresário. “É um exemplo para a família, para o agronegócio, para o setor produtivo e para o Brasil”, afirmou. Salles lembrou que o empresário, aos 84 anos, enxergou no Nordeste a oportunidade de empreender novamente e destacou a importância da empresa na Bahia: “Em Ribeira do Amparo, a Itaueira produz numa área de mais de 1.500 hectares, gerando mais de mil empregos”.
O empresário, natural de Marília (SP) e economista de formação, atuou em diversas frentes e fundou empresas de destaque nas décadas de 60 e 70. Ele também foi – acrescentou o progressista – o fundador da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), entidade que representa um setor responsável por 16% da mão de obra empregada na agropecuária nacional.
Eduardo Salles registrou ainda que a Itaueira Agropecuária S.A, fundada por Prado em 1983, tem uma forte presença na Bahia, com um impacto socioeconômico significativo. Em Ribeira do Amparo, a empresa cultiva melão e melancia. Já no município de Curaçá, a produção se concentra em uvas.
O proponente finalizou sua fala, elogiando a gestão familiar e a visão de futuro da empresa. “A entrega da Comenda 2 de Julho a Carlos Prado reforça o papel do setor de fruticultura no desenvolvimento da economia baiana, reconhecendo o trabalho de um dos seus principais líderes”, disse. “A condecoração é a maior honraria que essa Casa Legislativa, representante de quase 15 milhões de habitantes, oferece. E não vejo ninguém mais merecedor dessa honra do que o amigo Carlos Prado”, concluiu o deputado.
DEPOIMENTOS
Durante a solenidade, amigos e parceiros de longa data de Carlos Prado se revezaram para prestar homenagens. Beto Studart, Amilcar Silveira, Fernando Gurgel e Ricardo Cavalcante se revezaram na tribuna, com palavras que definiram o homenageado como um “visionário, comprometido e talentoso”, que “transforma não apenas empresas, mas ecossistemas inteiros”.
As falas ressaltaram a capacidade de Carlos Prado em unir sucesso empresarial e compromisso social, e reforçaram que a homenagem é um reconhecimento à “capacidade de transformar realidades com trabalho sério, dedicação e amor pelo que se faz”. “A Comenda 2 de Julho é uma declaração pública do afeto que todos nós nutrimos por você”, disse um dos oradores.
A prefeita de Ribeira do Amparo, Teti Britto, também subiu fez uso da palavra e destacou o impacto da Itaueira no município. “Há 21 anos, chegou à nossa cidade para plantar melão. O que parecia apenas mais um empreendimento agrícola tornou-se um divisor de águas”, afirmou. Ela ressaltou que a empresa hoje gera 1.200 empregos na cidade, sustenta famílias e devolve dignidade à comunidade.
Em um discurso emocionado, Carlos Prado relembrou sua trajetória e a relação com o deputado Eduardo Salles. “Quando a empresa dava os seus primeiros passos na Bahia, o então secretário de agricultura, Eduardo Salles, se prontificou a colaborar com o empreendimento e colocou-se à disposição”, disse o homenageado. Ele fez questão de citar os amigos e colaboradores presentes, que lotaram o Plenário. Carlos Prado também destacou o papel do Nordeste e do povo nordestino, afirmando que a região gerou a mão de obra necessária para o desenvolvimento do País. Ao final, ele ofereceu a homenagem à sua família.
O Plenário da ALBA esteve lotado para a solenidade, que contou com a presença de diversas autoridades e amigos do empresário. A mesa de honra foi composta por: Ricardo Cavalcante, presidente em exercício da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC); Carlos Henrique Passos, presidente da Federação das Indústrias da Bahia (FIEB); Humberto Miranda, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB); Amilcar Silveira, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC); Fernando Cirino Gurgel, ex-presidente da Federação das Indústrias do Ceará (FIEC); Rita Grangueiro, coordenadora do Grupo do Agro do Ceará; Guilherme Saldanha, secretário de Agricultura do Rio Grande do Norte; Tom Prado, CEO da Itaueira; Beto Studart, empresário e advogado; Teti Britto, prefeita de Ribeira do Amparo.
O evento também teve a presença do deputado Niltinho (PP), além de vereadores e secretários municipais de Ribeira do Amparo.
texto: Ascom/AgênciaALBA
Fotos: CarlosAmilton/AgênciaALBA
Siga o nosso portal WWW.CENTRALDASNOTICIAS.COM.BR nas redes sociais de: Maryluzia Costa
Instagram: Maryluzia.Costa
Facebook: maryluzia.dinda
Twitter: @Maryluziac
Youtube: Maryluzia Costa
Contato: (71) 9.8807-1571
Diretora comercial – Marylúzia Costa
E-mail: [email protected]
Diretor Adm – Márcio Gomes
Contato : 75 9.9995-9194
CENTRAL DAS NOTÍCIAS – 24h online, levando as informações com a rapidez e credibilidade que você precisa.
Comentários