
A canoagem baiana está em alta nesta semana, representando o país com força total em competições internacionais de canoagem de velocidade e paracanoagem. Sete canoístas estão nas águas da Itália e do Paraguai conquistando medalhas e buscando lugares mais altos no pódio, respectivamente, pelo Campeonato Mundial de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2025, em Milão, e pelo Jogos Pan-americanos Junior 2025, em Assunção.
O primeiro dia em ambas as competições foi de destaque para três atletas oriundos de versões anteriores do projeto Remando em Águas Baianas, uma parceria entre a Federação Baiana de Canoagem (Febac) e a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Gabriel Assunção Nascimento, do núcleo de Ubatã, venceu sua bateria no C1 500m do mundial, enquanto Lorrane Santos, de Ubatã, e Mateus Nunes, de Itacaré, conquistaram respectivamente, um bronze e uma prata, pelos Jogos Pan-Americanos.
Estreando em mundiais, Gabriel realizou sua prova em 1:52.56, garantindo o melhor tempo da eliminatória. “Saí forte no começo, fui administrando a prova e mantive o domínio. Peguei um pouco de onda no final, mas deu tudo certo. Fazer o melhor tempo me traz mais confiança para as semifinais. Estamos de olho no Brasileiro, vamos chegar embalados pelo Mundial e estou muito feliz. Em casa, tem muita gente torcendo por nós: amigos, parentes e o pessoal da Bahia. Agora é focar nas semifinais.”
Mundial – O campeonato, considerado o mais importante da temporada, iniciou nesta quarta-feira, 20, reunindo os melhores atletas dos cinco continentes, incluindo campeões e medalhistas olímpicos de Paris 2024, e segue até domingo, 24. O Brasil está totalmente representado pela Bahia, com Gabriel, Jacky Goodmann e Valdenice Conceição.
Entre os convocados, Gabriel terá um duplo desafio no C1 500m e no C2 500m ao lado de Jacky. O atleta chega motivado após bons resultados na Copa do Mundo em maio, realizada na Polônia, com o 4º lugar no C1 500m e o bronze no C2. Ele retorna à categoria individual pela semifinal nesta quinta-feira, 21, às 8h30.
Para Jacky, apoiado pelo programa Bolsa Esporte, do Governo do Estado da Bahia, a competição será também uma estreia marcante em território italiano: “Treinamos forte e estamos confiantes. É uma grande chance e vamos buscar colocar todo o trabalho em prática para representar bem o Brasil.” A dupla estreia às 5h33 desta quinta-feira, 21.
No feminino, Valdenice Conceição chega embalada pela semifinal inédita nos Jogos Olímpicos Paris 2024. Agora, no C1 200m, quer ir além. “Ganhei muita experiência nos Jogos e isso me fortaleceu. Venho focada para buscar a final e brigar pelas primeiras colocações.” Ela estreia também nesta quinta-feira, 21, às 4h05 pelas eliminatórias.
Mais do que preparados, o trio assume a responsabilidade de representar o país em meio à ausência de Isaquias Queiroz. O campeão olímpico, que estava na lista de convocados, foi poupado após enfrentar um quadro gripal que comprometeu sua preparação nos últimos meses. A decisão foi tomada em conjunto com a comissão técnica para priorizar sua recuperação plena e a preparação para a temporada de 2026.
Paracanoagem – Para as disputas paralímpicas da competição internacional, a equipe brasileira mistura jovens estreantes e nomes consagrados, com grande potencial de briga por medalhas. Entre eles, o estreante baiano Gabriel Paixão Porto, revelado no Projeto Remando em Águas Baianas no núcleo de Itacaré e apoiado pelo Bolsa Esporte, vive a expectativa de seu primeiro mundial adulto.
Gabriel Porto disputa sua categoria KL3M 200m a partir desta quinta-feira, 21, às 11h05, pelas eliminatórias. “É sempre um frio na barriga competir em um torneio desse porte, mas treinamos muito bem, inclusive na própria raia de Milão. Agora é entrar nas provas e buscar, etapa por etapa, a classificação até a final A”, disse o atleta.
A presidente da Febac, Camila Lima, comemora e ressalta a importância de políticas públicas de incentivo e fomento ao esporte para o surgimento de tantos talentos. “É uma alegria imensa ver nossos atletas baianos mais uma vez no topo do cenário esportivo, representando o nosso país, o nosso Estado. A gente sabe o quanto a caminhada esportiva é complexa. São vários desafios a serem superados para chegar ao alto rendimento e vermos nossos atletas nesse patamar é muito gratificante. O apoio do poder público, principalmente a Sudesb, é fundamental para termos descobertos esses grandes nomes”.
Jogos Pan-Americanos Junior – O primeiro dia de competição da Canoagem nos Jogos Pan-Americanos Júnior foi de pódio para o Brasil, com Mateus cruzando a linha de chegada em 4:23.98, conquistando a segunda colocação da categoria C1M 1000m. “Hoje foi um dia bem intenso para nós. Estou feliz em garantir a segunda colocação, fiquei 6.8 segundos atrás do argentino primeiro colocado, mas ainda tenho outras competições no C1 500m e C2 500m. Se hoje dei o meu melhor, amanhã vou remar ainda mais para buscar o ouro”, destacou o atleta de Itacaré.
Na disputa feminina, Lorrane começou o dia com uma eliminatória sólida, marcando o segundo melhor tempo (52.89s) e avançando direto para a final do C1 200m. Já na decisão, em uma prova equilibrada e definida por milésimos de segundo, a atleta de Ubatã (BA) conquistou o bronze com o tempo de 50.67s.
O diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, comemora a continuidade da hegemonia baiana na modalidade. “O resultado de uma política pública de fomento ao esporte é esse. Grandes talentos como Gabriel Nascimento, Gabriel Porto, Mateus e Lorrane ajudam a mostrar a importância desse projeto Remando em Águas Baianas, que já foi Remando em Rio de Contas e Remando no Litoral Sul, para a canoagem brasileira. Eles já estão aí somados a grandes nomes, baianos também, da modalidade, como Isaquias, Jacky e Valdenice”.
As competições na Baía de Assunção seguem nesta quinta-feira, 21, com Lorrane disputando o C1W500m a partir das 9h20, com possibilidade de semifinal às 10h50 e final às 12h10. Às 12h, Mateus também compete a final do C1M500m. A delegação brasileira também conta com Maria do Livramento de Sousa Cunha, de José de Freitas, do Piauí; e o baiano de Itacaré Lucas Espírito Santo Santos. A equipe retorna competir no sábado, dia 23, com Maria e Lorrane na prova C2W500m; Lucas e Mateus no C2M500m; e também Lucas e Lorrane Santos Souza no C2 Misto 500m, encerrando a participação nos jogos.
Comentários