
As águas do Porto Castro Alves, no município de Santo Estevão, na região do Portal do Sertão, vão fazer sua estreia no Campeonato Baiano de Águas neste domingo, 24. A 7ª etapa da competição – de treze ao todo – vai reunir entre 300 e 400 participantes distribuídos das categorias de base, mirim, petiz e infantil, até júnior, sênior e master, além de provas adaptadas que estimulam a participação ampla.
O evento é organizado pela Federação Baiana de Desportos (FBDA) e conta com apoio de transporte da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Três ônibus vão sair de Salvador, no próximo sábado, 23, às 12h, levando 66 atletas da capital baiana e região metropolitana para a competição em Santo Estêvão.
“O apoio da Sudesb com transporte é decisivo para que clubes e atletas de várias regiões possam participar de todas as etapas. Muitas vezes, a distância é um fator limitador e esse suporte garante inclusão, amplia a competitividade e eleva o nível técnico da disputa. É também uma ação estratégica de política esportiva, pois contribui para que o campeonato seja realmente estadual, reunindo desde atletas de base até master”, destaca Marco Antônio Lemos, presidente da FBDA.
Etapa de Santo Estêvão – O cronograma do evento terá início às 09h, com a largada masculina da prova rápida, de 1km, seguida pelo início da disputa feminina na mesma prova às 09h10. As categorias mini e mirim, que vão concorrer nos 400m vão largar às 09h40, enquanto a categoria petiz, de 800m de distância, vai competir a partir das 09h50.
Para fechar a categoria principal (4km), a largada será às 10h20 para o masculino e às 10h30 para o feminino. Apenas o percurso principal soma pontos para o ranking estadual. A estreia de Santo Estevão no campeonato é tratada pela FBDA como de suma importância para a democratização da natação em águas abertas pelo interior do estado.
“As águas do Porto Castro Alves oferecem um cenário inédito, unindo natureza, beleza e desafio técnico. É uma oportunidade de fortalecer o turismo esportivo local e aproximar ainda mais o campeonato de diferentes regiões da Bahia. O ineditismo da etapa é também uma forma de mostrar que as águas abertas podem crescer além do litoral, valorizando os rios e reservatórios do estado como espaços de esporte e integração”, comenta Marco.
Baiano de Águas Abertas 2025 – Em 2025, o Campeonato Baiano de Águas Abertas já passou por Salvador (em três provas diferentes – Soho, Praia de São Tomé de Paripe e 2º Distrito Naval, respectivamente, em fevereiro, abril e maio); Morro de São Paulo, em março; Juazeiro (com duas etapas em julho); e, agora, vai acontecer em Santo Estevão.
As próximas edições vão acontecer no dia 11 de outubro, no município de Salinas da Margarida; e de 20 a 23 de novembro, pelas 9ª a 12ª etapas na Praia de Inema, em Salvador, junto às finais da Copa Brasil, Campeonato Brasileiro Interclubes e Circuito Sul-Americano de Clubes e Seleções. A última prova do campeonato acontece com a tradicional Travessia Itaparica x Salvador entre os dias 05 e 07 de dezembro.
Comentários