Inema passa a usar nova base de dados do MapBiomas para monitoramento e fiscalização ambiental


Inema passa a usar nova base de dados do MapBiomas para monitoramento e fiscalização ambiental
Inema passa a usar nova base de dados do MapBiomas para monitoramento e fiscalização ambiental

Foto: Divulgação/Ascom Inema

As ações de fiscalização e o monitoramento ambiental na Bahia ganham um aliado para proteger os recursos naturais do estado. Com informações detalhadas sobre quatro décadas de mudanças no uso e cobertura do solo, a nova base de dados do MapBiomas permitirá decisões mais rápidas e fundamentadas em evidências. A Coleção 10 de mapas anuais, que abrange o período de 1985 a 2024, foi apresentada nesta quinta-feira (14), durante o 10º Seminário Anual da rede, em Brasília.

Representando o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), o coordenador da Diretoria de Fiscalização, Miguel Calmon, destacou a importância do histórico dos dados, bem como das novas atualizações e informações da plataforma MapBiomas. “Os dados da evolução do território brasileiro, e consequentemente baiano, permitem avaliar o comportamento de uma área ao longo do tempo e fundamentar decisões de forma mais segura e precisa”, afirmou.

Além de fortalecer a gestão ambiental, o Sistema Integrado de Fiscalização da Vegetação Nativa (SIFVN), ferramenta própria do Inema, incorporará os dados da nova plataforma, permitindo a avaliação do histórico de uso e ocupação do território. Com isso, o sistema pode ser utilizado para orientar operações de fiscalização, embasar a aplicação de penalidades em casos de infrações comprovadas e atestar a regularidade de áreas com uso consolidado, possibilitando a atenuação ou até a isenção de multas quando comprovado que o local já possuía uso consolidado e não apresentava passivo ambiental.

A atualização da base de dados inclui também informações sobre queimadas, atividades de mineração e garimpo, incorporadas de forma dinâmica, fortalecendo o monitoramento e agilizando respostas às irregularidades. Na prática, o SIFVN do Inema já utiliza os dados do MapBiomas Alerta para instruir processos e planejar operações de fiscalização, compondo em alguns casos relatórios técnicos mais completos.

A parceria entre o Inema e o MapBiomas, focada em integração de dados e uso estratégico da informação, garante análises mais robustas e decisões técnicas com maior segurança. “Para a Bahia, essa integração significa transformar dados detalhados e confiáveis em ações concretas de conservação ambiental e combate a ilícitos, elevando a eficiência e a precisão das operações de fiscalização”, finaliza Calmon.

O MapBiomas é uma plataforma que mapeia anualmente a cobertura e o uso do solo no Brasil. A ferramenta utiliza imagens de satélite e inteligência artificial para monitorar desmatamento, expansão agrícola, mineração e crescimento urbano. Seus dados abertos são utilizados por governos, pesquisadores e órgãos ambientais para embasar políticas públicas, fiscalizações e estudos científicos sobre as transformações do território brasileiro.

Fonte: Ascom/Inema