Legislativo promove modernização e expansão de sistema de segurança A presidente Ivana Bastos tem implementado uma série de medidas de proteção para o bom funcionamento da ALBA


A garantia da segurança de servidores e parlamentares tem sido uma das prioridades da presidente Ivana Bastos. Desde que assumiu o comando da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), em fevereiro deste ano, ela vem implementando uma série de medidas de proteção para o bom funcionamento da Casa Legislativa. Com a escolha do major PM George Porto Vieira para a chefia da Assistência Militar, foram viabilizados novos avanços no aparato de segurança da ALBA.
Empossado em abril deste ano, major Porto explicou que a reestruturação da segurança orgânica da ALBA e a capacitação contínua do efetivo, solicitadas por Ivana Bastos, compõem um importante pilar das mudanças. Na área externa da Casa, o número de postos de policiamento foi ampliado de dois para três, reforçando a segurança do perímetro.
A ativação de um posto de policiamento em frente à recepção, por exemplo, não apenas organiza o trânsito no local, mas também aumenta a percepção de segurança na entrada da ALBA. “Quem chega à Casa já vê um policial fardado. Aumenta a sensação de segurança. E vamos ampliar, colocando mais um posto no fundo do estacionamento”, revelou o major.
Nos estacionamentos ao ar livre, as luzes amarelas foram substituídas por lâmpadas de LED, o que proporciona melhor visibilidade para quem acessa o local à noite para buscar o veículo. Os servidores que encerram o expediente mais tarde, como Paulo Barigchum, secretário parlamentar no gabinete da deputada Soane Galvão (PSB), podem contar com o acompanhamento de um policial até o carro.
“Eu saio tarde todos os dias. Antes de descer, telefono do gabinete para a portaria e peço a escolta. Assim que chego no térreo, já tem, pelo menos, um guarda esperando. Ele abre o portão e me acompanha até o carro, e só retorna ao posto de vigilância quando eu deixo o estacionamento”, contou o servidor.
O controle de acesso às instalações do Poder Legislativo estadual também vem sendo modernizado. A ALBA conta com portais de detecção de metal e acesso por biometria facial, tanto para servidores quanto para visitantes, que devem realizar o credenciamento prévio.
De acordo com o major, a intenção é que, em breve, o acesso seja feito exclusivamente por biometria facial, eliminando o uso dos crachás, que, segundo ele, podem ser facilmente repassados a terceiros. Ainda segundo o oficial, as ações de curto prazo priorizaram a presença ostensiva de policiais na Casa. “Você faz isso reposicionando os funcionários da segurança nos espaços. Aquele que ficava em um lugar mais escondido passa a ocupar espaço onde há maior movimentação de pessoas”, afirmou.
Segundo o coordenador da Segurança Civil, Robson do Amaral Machado, a recepção da ALBA voltou a contar com seis atendentes, após um período funcionando com apenas dois. O aumento na equipe tem melhorado o atendimento ao público e reduzido as filas para o acesso dos visitantes. “A recepção tinha um déficit de pessoal. Foi feito um remanejamento interno. Pessoas qualificadas para trabalhar na recepção foram deslocadas, sem necessidade de contratação. Está dentro da política da presidente Ivana Bastos”, frisou Robson Machado.
RONDA INTERNA
Em relação à segurança interna, a ALBA passou a contar com um posto no segundo andar do edifício anexo. A nova estrutura, que conta com um ramal direto (4926), tem como principal função garantir um atendimento mais ágil e eficaz. Além disso, diariamente, das 8h30 às 19h, a cada hora, uma dupla de seguranças civis realiza ronda gabinete por gabinete. Após esse horário, a ronda é feita por policiais militares da guarda.
A presença constante de profissionais da segurança no anexo também contribuiu para reduzir significativamente as ocorrências envolvendo pessoas consideradas grosseiras ou pedintes, que, segundo servidores, criavam conflitos com recepcionistas. “Hoje os seguranças passam aqui com mais frequência. Batem na porta, pedem licença e perguntam se está tudo bem ou se precisamos de alguma coisa. Outro detalhe que notei foi que antes apareciam pessoas desconhecidas no gabinete, mas agora não acontece mais”, relatou a servidora Lúcia Pimentel, secretária parlamentar no gabinete da deputada Cláudia Oliveira (PSD).
Conforme salientou Robson do Amaral Machado, uma pesquisa foi realizada nos gabinetes para avaliar a atuação dos seguranças e servir de parâmetro para ajustes — e o resultado foi surpreendente. “A iniciativa tem sido bem recebida, com aprovação de 100% dos servidores lotados nos gabinetes. Agora se sentem mais protegidos e amparados pela nova estrutura de segurança”, afirmou.
De acordo com Josué da Cruz, segurança com mais de 27 anos de Casa, é importante que o servidor tome alguns cuidados ao sair do departamento, como levar consigo celular, bolsa ou mochila; e, nos casos em que o setor ficar vazio, trancar a porta. “Nossa obrigação enquanto servidor da segurança é proteger ao máximo, mas isso não anula a importância de o servidor ter alguns cuidados”, explicou.
Uma das principais novidades antecipadas pelo major PM George Porto Vieira será a criação de um Núcleo de Inteligência Institucional. Composto por policiais militares experientes na área, o núcleo terá como função avaliar riscos internos e externos, viabilizando ações de proteção aos interesses da instituição. Em análise pela Mesa Diretora, a unidade funcionará nas instalações da ALBA e terá como objetivo antecipar possíveis ameaças.

 

TEXTO: AscomALBA/AgênciaALBA Foto: SandraTravassos/AgênciaALBA

 

Siga o nosso portal WWW.CENTRALDASNOTICIAS.COM.BR nas redes sociais de: Maryluzia Costa
Instagram: Maryluzia.Costa
Facebook: maryluzia.dinda
Twitter: @Maryluziac
Youtube: Maryluzia Costa
Contato: (71) 9.8807-1571
Diretora comercial – Marylúzia Costa
E-mail: [email protected]
Diretor Adm – Márcio Gomes
Contato : 75 9.9995-9194
CENTRAL DAS NOTÍCIAS – 24h online, levando as informações com a rapidez e credibilidade que você precisa.