Assembleia reinaugura Galeria das Deputadas em cerimônia concorrida


 Presidente Ivana Bastos exalta legado das ex-deputadas e ratifica compromisso com a representatividade feminina

Em dia histórico para a política baiana, a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) reinaugurou, na noite desta terça-feira (12), a Galeria das Deputadas, um espaço que celebra a trajetória e a contribuição das mulheres no Parlamento estadual. Com discurso emocionado e fala embargada, a presidente da Casa, deputada Ivana Bastos — a primeira mulher a ocupar a principal cadeira da ALBA em mais de 190 anos de fundação —, reafirmou o compromisso com a representatividade feminina e exaltou o legado deixado pelas ex-deputadas, que atualmente é continuado pelas atuais parlamentares.

Ivana Bastos destacou a importância da Galeria como um símbolo de reconhecimento e inspiração. “A Galeria é um marco de reconhecimento à trajetória e à contribuição das mulheres que ajudaram a construir a história do Parlamento baiano”, afirmou. Ela ressaltou ainda que o espaço tem a missão de “inspirar outras mulheres a ingressarem na vida pública e a ocuparem espaços de poder e decisão”.

A chefe do Poder Legislativo estadual fez questão de honrar a memória de Maria Luísa Bittencourt, a primeira deputada estadual da Bahia, que exerceu seu mandato entre 1935 e 1937. A presidente lembrou que Bittencourt foi uma das fundadoras da Liga Eleitoral Independente (LEI), uma organização dedicada a educar mulheres sobre a cidadania e a importância do voto feminino. “Maria Luísa Bittencourt, nossa primeira deputada estadual, compreendeu, já em 1935, que o voto feminino não era apenas um direito conquistado, mas um instrumento de mudança profunda”, pontuou.

A galeria conta com fotos oficiais das 30 ex-deputadas (confira o painel completo na página 3). Das retratadas, compareceram à cerimônia Angela Sousa, Cleide Vieira, Eliana Boaventura, Íris Gomes, Maria José Rocha, Maria Luíza Orge, Moema Gramacho, Sônia Fontes e Talita Oliveira. Foram representadas, entre outras, Abigail Feitosa, Amabília Almeida e Ana Oliveira.

“A galeria não é apenas a foto, embora a foto seja muito importante. Mas ali revela a nossa história de acreditar que lugar de mulher é onde ela quiser. A reforma e reinauguração atuais consolidam o compromisso da ALBA em preservar a memória de todas as mulheres que, com coragem e determinação, abriram caminhos e construíram um legado que serve até hoje como referência”, afirmou a deputada Fátima Nunes, 1ª vice-presidente da Casa.

Deputada estadual entre os anos de 1997 e 2004, Moema Gramacho ressaltou a emoção em reencontrar companheiras de luta política. Para Gramacho, a reinauguração da Galeria é um resgate histórico viabilizado pela gestão atual da Casa do Povo. “A presidenta chega e já se lembra das nossas companheiras. Foi tão emocionante chegar aqui hoje e ver companheiras da década de 90. Para mim, esse momento é ímpar. Nós sabemos o quanto é difícil para as mulheres superarem os desafios, os obstáculos da vida. Mas, se elas veem que outras fizeram e conseguiram, elas serão estimuladas a fazer também. E nós precisamos ter mais mulheres na política”, salientou.

A ex-deputada Maria Luíza Orge relembrou de conquistas obtidas no Parlamento baiano, como a aprovação da lei do teste da orelhinha, de sua autoria. “Foi possível fazer a detecção na rede pública de problemas neurológicos em crianças; ali, para mim, foi um marco, é algo que eu não consigo esquecer. Porém, tive momentos únicos aqui, de realização, de parceria, de atuação, onde eu me senti participante também, podendo fazer a diferença, como mulher, na política do nosso Estado”, ressaltou.

Decana na Assembleia Legislativa da Bahia, a deputada Maria del Carmen (PT) enalteceu o momento atual da Casa, com os dois principais cargos da mesa diretora ocupados por mulheres. “É uma mudança que a gente percebe já nos mínimos detalhes. Como é diferente a gestão presidida por mulheres. No passado, era difícil de imaginar. Mas hoje é uma realidade. Se é difícil hoje, imagine como era naquela época. Acho que a gente deverá ter, ao final da gestão de Ivana, uma mudança radical na Assembleia”, opinou.

Para a ex-deputada Talita Oliveira, que desempenhou mandato parlamentar na ALBA na 19ª legislatura (2019-2023), a gestão nas mãos de uma mulher, como a deputada Ivana Bastos, representa um cenário de grande alegria e esperança. “Somos poucas ainda no Parlamento estadual, mas estamos deixando para as próximas gerações a clareza de que é muito importante estar nesse espaço legislativo, defendendo pautas de interesse da Bahia”, afirmou.

CONQUISTA E LEGADO

A presidente Ivana Bastos encerrou seu discurso com uma mensagem importante para as novas gerações sobre a presença feminina na política, reforçando que a Galeria deve ser percebida como um espaço de inspiração. “Como primeira mulher a presidir esta Casa em 190 anos, tenho a honra de afirmar que a presença feminina no Parlamento não é concessão, é conquista”, declarou.

A Galeria das Deputadas foi inaugurada em 1988 e, ao longo dos anos, foi ampliada. “Que esta Galeria fale às meninas que sonham com a política, às jovens que se preparam para liderar e às mulheres que, em todos os cantos da Bahia, acreditam no seu poder de transformar a realidade”, concluiu a presidente.

Participaram da cerimônia, além dos mencionados, os deputados Alex da Piatã (PSD), Angelo Coronel Filho (PSD), Bobô (PC do B), Cláudia Oliveira (PSD), Euclides Fernandes (PT), Fabrício Falcão (PCdoB), Kátia Oliveira (UB), Marcelino Galo (PT), Marcone Amaral (PSD), Olívia Santana (PC do B), Ricardo Rodrigues (PSD), Rosemberg Pinto (PT), Samuel Júnior (Republicanos), Zé Raimundo Fontes (PT) e Zó (PCdoB).

 

Fonte: ASCOM / ALBA

Foto: SandraTravassos/AgênciaALBA

 

Siga o nosso portal WWW.CENTRALDASNOTICIAS.COM.BR nas redes sociais de: Maryluzia Costa
Instagram: Maryluzia.Costa
Facebook: maryluzia.dinda
Twitter: @Maryluziac
Youtube: Maryluzia Costa
Contato: (71) 9.8807-1571
Diretora comercial – Marylúzia Costa
E-mail: [email protected]
Diretor Adm – Márcio Gomes
Contato : 75 9.9995-9194
CENTRAL DAS NOTÍCIAS – 24h online, levando as informações com a rapidez e credibilidade que você precisa.