A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) deu início na segunda-feira (16/06/2025) a uma série de audiências públicas para discutir os avanços do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador, considerado o maior projeto de mobilidade urbana atualmente em execução no Brasil. A primeira audiência foi realizada no auditório do Colégio da Polícia Militar, no bairro do Lobato, com participação de moradores, lideranças comunitárias, autoridades estaduais e representantes técnicos da obra.
Durante a audiência, o deputado estadual Robinson Almeida (PT) afirmou que a implantação do VLT representa o resgate de uma dívida histórica com os bairros populares do Subúrbio Ferroviário. O parlamentar ressaltou que o objetivo das audiências promovidas pela ALBA é aproximar a população das informações técnicas da obra e ampliar a participação social no processo de planejamento urbano.
O projeto do VLT de Salvador
O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) terá 37 quilômetros de extensão e receberá um investimento de R$ 4,6 bilhões. A linha ligará a região da Calçada à Ilha de São João, conectando bairros da orla ferroviária e da periferia de Salvador à malha central da cidade.
O Lote 1, atualmente em execução, inclui 18 paradas previstas, a maioria no Subúrbio Ferroviário. Entre os pontos de parada estão Lobato, Plataforma, Itacaranha, Praia Grande, Periperi e Coutos. Uma das estações será construída ao lado de uma unidade de beneficiamento das marisqueiras, promovendo integração entre transporte e atividade econômica local.
Avanço físico e impactos sociais da obra
O diretor de obras da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Eracy Maciel, informou que aproximadamente 22% do Lote 1 já foi concluído, com ritmo acelerado de execução. Segundo ele, a obra alcança marca inédita no Brasil em assentamento de trilhos e postes em curto prazo, em obras do tipo metroferroviário.
Outro ponto enfatizado durante a audiência foi o impacto social gerado pela construção do VLT. Conforme dados apresentados por Eracy Maciel:
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60% da força de trabalho é composta por moradores do Subúrbio;
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95% dos trabalhadores são baianos;
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A maioria dos cargos técnicos e administrativos é ocupada por mulheres.
Participação da sociedade e articulação institucional
A audiência contou com a presença da secretária estadual de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira, que destacou o papel do VLT como eixo de reorganização urbana e social. “O VLT integra ações estruturantes no Subúrbio, incluindo o Mercado São Braz, programas habitacionais e geração de renda para marisqueiras”, afirmou.
A presidente da CTB, Ana Cláudia Nascimento, complementou que o Subúrbio passará a ter status de região urbana plenamente integrada à capital baiana. “A proposta é fazer com que essa área deixe de ser apenas um nome geográfico e se torne parte efetiva da cidade”, declarou.
Plano integrado de mobilidade urbana
O deputado Robinson Almeida também abordou a integração do VLT ao sistema metroviário de Salvador, que passará a contar com cerca de 80 quilômetros de trilhos, combinando VLT e metrô. A proposta é ampliar o alcance da mobilidade sobre trilhos, reduzir desigualdades históricas no acesso ao transporte público e impulsionar a economia das regiões mais carentes da capital.
Além das obras de infraestrutura ferroviária, a audiência discutiu intervenções complementares, como:
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Travessias na Ilha do Peçanha;
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Nova drenagem da Avenida Suburbana;
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Desapropriações consensuais, com mais de R$ 21 milhões já executados;
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R$ 485 milhões investidos até o momento nas obras do VLT.
Próximas etapas e continuidade das audiências
As próximas audiências públicas promovidas pela Comissão de Infraestrutura da ALBA ocorrerão em diferentes bairros do Subúrbio, com datas a serem confirmadas. A intenção é manter o canal de diálogo com a população durante toda a execução do projeto.
Entre os presentes à audiência estiveram também o vereador Hamilton Assis (PSOL), o assessor especial da Secretaria de Relações Institucionais, Tiago Ferreira, técnicos da CTB e representantes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur).
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