
A presidente da Assembleia Legislativa, Ivana Bastos apresentou à Casa moção de congratulações “às mamães baianas”, pela passagem do Dia das Mães, criado nos Estados Unidos em 1908, mas festejado no Brasil somente a partir de 1932. Neste ano, as comemorações aconteceram no domingo 11 de maio. “Mãe. Três letrinhas que formam uma pequena palavra, mas que carrega em si um enorme significado de um valor inestimável”, disse ela, ao lembrar que, ao longo da história, “literatos, escritores, poetas, compositores e repentistas, as mais diversas estaturas literárias, já buscaram, através de suas obras, encontrar a dimensão que mais se aproxima do ser mãe”.
“Pela excelência do panteão desses escribas, é possível se imaginar o quão longe já se chegou com essa tentativa no curso dos séculos”, prosseguiu Ivana Bastos, para quem “o que não se pode afirmar, no entanto, é que o significado real do dom da concepção humana já seja conhecido”. No documento legislativo, a presidente citou o poeta Carlos Drummond de Andrade, “a escritora e jornalista carioca Cecília Meireles”, o escritor e biólogo Mia Couto, o poeta e escritor gaúcho Mário Quintana, o cantor, compositor e poeta carioca Vinícius de Moraes, que “colocou a magnitude da condição de ser mãe no caminho do abrandamento ao medo da criança”.
Citou também a escritora curitibana Alice Ruiz que, “em um único verso, num trecho do livro Dois Em Um, consegue, em onze palavras, expressar a dimensão da grandeza oceânica que alcança o corpo feminino após o condão da maternidade: Depois que um corpo comporta outro corpo, nenhum coração suporta o pouco.”
Mas, “fato é que, independentemente do tamanho literário que ostente o escriba, da dimensão de sua obra, condecorado ou não com os mais renomados galardões, é praticamente impossível descrever, em meras palavras, o significado do dom de conceber uma vida num ventre materno, no útero de uma mãe”, opinou a presidente do Legislativo baiano, que arriscou “dizer que os significados de vida e amor, na acepção mais real dessas palavras, são os que mais se aproximam do sentido verdadeiro de mãe”.
Ivana Bastos também relatou a história do surgimento da data e concluiu prestando homenagem “a todas as mães baianas, especialmente às mamães servidoras da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), pela passagem da data”.
Fonte: Fonte: ALBA – Ascom / Gabinete da Presidência
Foto: VannerCasaes/AgênciaALBA
Siga o nosso portal WWW.CENTRALDASNOTICIAS.COM.BR nas redes sociais de: Maryluzia Costa
Instagram: Maryluzia.Costa
Facebook: maryluzia.dinda
Twitter: @Maryluziac
Youtube: Maryluzia Costa
Contato: (71) 9.8807-1571
Diretora comercial – Marylúzia Costa
E-mail: [email protected]
Diretor Adm – Márcio Gomes
Contato : 75 9.9995-9194
CENTRAL DAS NOTÍCIAS – 24h online, levando as informações com a rapidez e credibilidade que você precisa.
Comentários