Obras do VLT de Salvador atingem 18% de execução no primeiro trecho


As obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador chegaram a 18% de execução no Trecho 1, que liga a Estação da Calçada à Ilha de São João. A informação foi confirmada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), em visita técnica ao canteiro de obras. 


Acompanhado por técnicos da Companhia de Transportes da Bahia (CTB), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), o governador destacou o avanço do projeto e reforçou o compromisso de entrega da primeira etapa do Subúrbio.

 

“Esse é um investimento em parceria com o governo federal, com recursos do PAC e apoio do Presidente Lula. As obras estão em andamento também em outros trechos, mas esse é o que será entregue primeiro”, declarou o governador. 


Segundo informações ditas pelo diretor de obras da CTB, Eracy Lafuente, já foram implantados 1,6 km de trilhos no trecho, o que, segundo ele, representa um marco em obras ferroviárias no Brasil. “A meta é ter uma linha de testes com 2 a 4 km em funcionamento até dezembro”, disse. 


O VLT terá cerca de 36km de extensão, com 34 paradas e capacidade para transportar até 100 mil passageiros por dia. O investimento total é estimado em R$ 5 bilhões. Além da mobilidade, o projeto tem gerado empregos: a expectativa é de até 2 mil postos diretos e indiretos.

Fonte