
Foto: Lucas Moura / Secom PMS
Reportagem: Nilson Marinho / Secom PMS
A Praça do Campo Grande terá artesanato, cultura, música e gastronomia entre os dias 26 e 30 de março, durante a XII Semana do Artesão, uma das atrações que integram o Festival da Cidade, em comemoração ao aniversário de Salvador. O evento gratuito é promovido pela Associação dos Artesãos da Bahia (Adaba), com apoio da Prefeitura, por meio da Empresa Salvador Turismo (Saltur).
A programação começa na terça-feira (26), das 14h às 20h, e segue na quarta (27) até domingo (30), das 9h às 20h, reunindo cerca de 130 artesãos, entre profissionais individuais, grupos e associações, vindos de Salvador e de cidades como Feira de Santana, Lauro de Freitas, Simões Filho, Ilha de Maré, Maragogipe e Santo Antônio de Jesus.
De acordo com Rosane Carvalho, secretária-geral da Adaba, o evento é mais do que uma feira. É um espaço para o encontro de arte, identidade e história. “O público visitante experimentará momentos incríveis na feira, ao poder interagir diretamente com os expositores neste grande encontro de artistas da capital e do interior. Irão também desfrutar de uma variedade de atrações artísticas e de amplo espaço que garante uma diversão tranquila para as famílias, em contato com a natureza, a arte, moda, gastronomia e entretenimento de qualidade.
Ainda de acordo com ela, quem visitar o evento vai encontrar peças únicas, como itens de cerâmica, madeira, trançados, bordados, biojoias, roupas, objetos utilitários e decorativos, além de plantas ornamentais e produtos alimentícios artesanais. Haverá também praça de alimentação com opções tradicionais e veganas.
“O evento é gratuito e de acesso tranquilo a crianças e idosos. A praça dispõe de bancos embaixo de árvores gigantes e centenárias que produzem sombra e ar fresco, além de parques infantis. Haverá praça de alimentação com mesas e cadeiras para acomodação dos clientes consumidores”, lembra a secretária-geral da Adaba.
Além das barracas de vendas, o público poderá conferir uma programação cultural variada, com música ao vivo, apresentações de dança, como o Grupo Cigano liderado pela professora Isa Oliveira, e o show “Tributo ao Legado de um Rei”, com Guga Cover, que revive clássicos de Michael Jackson. Estão previstas ainda oficinas de crochê e fuxico, pintura facial infantil com a Tia Pipoca e rodas de conversa.
“A Semana do Artesão valoriza os artistas da nossa terra e também apoia grupos sociais. Só nesta edição, beneficiamos mulheres atendidas pela Secretaria da Mulher, pelo Conselho da Pessoa com Deficiência e por projetos como a Feira da Onça, de Sussuarana”, conclui Rosane.
Comentários