Para assistir as apresentações, basta comparecer ao teatro.
Os Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA) iniciam a temporada 2025 com duas apresentações gratuitas, na sexta-feira (28) e sábado (29), às 19h, no Teatro Salesiano, no bairro de Nazaré, em Salvador.
Os concertos vão contar com obras de Carlos Gomes, Jean Sibelius, Alberto Ginastera e Leonard Bernstein. As apresentações, que terão regência de Ricardo Castro, fazem parte da temporada de Concertos Itinerantes.
Para assistir as apresentações, basta comparecer ao teatro. O público vai encontrar diferentes expressões do nacionalismo na música de concerto:
“Alvorada” da ópera “Lo Schiavo”, composta por Carlos Gomes e encenada pela primeira vez em 1889;
“Lo Schiavo” (em português, “O escravo”), um drama lírico de tema abolicionista e que conta uma história de amor entre um aristocrata e uma mulher indígena.
O drama brasileiro será seguido da composição do finlandês Jean Sibelius, “Concerto para Violino, op. 47”, escrita em 1903 e modificada em 1905. Nesta peça a Orquesta NEOJIBA acompanhará a violinista Isabela Rangel, que já foi spalla do grupo.
As danças sinfônicas de “West Side Story”, terceira peça do programa, são uma boa introdução à obra de Leonard Bernstein. Trata-se de uma composição que mostra o quão complexa e pessoal era a relação que Bernstein mantinha com suas inspirações: de um lado, tradições da música sinfônica europeia, de outro, a efervescência sociocultural dos Estados Unidos do século XX.
O programa será encerrado com uma suíte que o argentino Alberto Ginastera fez a partir de um balé. A “Suíte Estância”, escrita por Ginastera, foi inspirada em um dos poemas mais celebrados da Argentina, “El Gaucho Martín Fierro”, de José Hernández.
Comentários