Panorama Internacional Coisa de Cinema divulga filmes selecionados para as mostras competitivas da 20ª edição em Salvador e Cachoeira


O Panorama Internacional Coisa de Cinema anunciou os filmes selecionados para as mostras competitivas de sua 20ª edição. O evento, que ocorrerá de 2 a 9 de abril de 2025 nos cinemas Cine Glauber Rocha e Sala Walter da Silveira, em Salvador, também marcará o retorno a Cachoeira (2 a 6/4) e a expansão para a Cinemateca Brasileira, em São Paulo.

Nesta edição, o festival conta com mais de 110 filmes exibidos, entre longas e curtas, que foram escolhidos entre 1.203 inscrições. A seleção foi realizada por uma curadoria composta por Cláudio Marques, Marília Hughes, Adolfo Gomes, Gênesis Nascimento, Rafael Saraiva, Rafael Carvalho, João Paulo Barreto e Juh Almeida. Os 62 filmes selecionados são divididos nas mostras Competitiva Nacional, Baiana e Internacional e refletem uma variedade de gêneros, estilos e linguagens cinematográficas.

A Competitiva Nacional traz oito longas inéditos, representando produções do Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Ceará, Pernambuco e São Paulo, além de uma coprodução entre o Brasil, França e Itália. A Competitiva Baiana contará com 21 filmes, sendo cinco longas e 16 curtas, todos realizados na Bahia, incluindo filmes de Salvador e outras cidades do estado.

Novas categorias de premiação foram introduzidas nesta edição, com destaque para os prêmios de melhor direção, roteiro, montagem, atuação, direção de arte, fotografia e som, além das tradicionais premiações de melhor longa e melhor curta. O júri oficial da Competitiva Nacional será composto pela Ana Souza, gerente do departamento de programação do Sundance Festival; o roteirista e diretor Érico Rassi; e o ator Wilson Rabelo. Um júri especial do Canal Brasil também elegerá o Melhor Curta.

Na Competitiva Baiana, o júri será formado pela cineasta Émilie B. Guérette, a curadora e cineasta Flavia Candida e o realizador audiovisual Lucas Coelho, enquanto o público de Cachoeira terá a oportunidade de votar no júri popular. Desde a edição anterior, os filmes da Competitiva Baiana também concorrem ao Prêmio Flávia Abubakir, que oferece R$ 50 mil para o melhor longa e R$ 10 mil para o melhor curta.

A Competitiva Internacional apresentará seis longas e 12 curtas produzidos em 20 países, incluindo cinematografias pouco conhecidas no Brasil, como Haiti, Líbano, Filipinas, Ucrânia e Senegal. O júri internacional será composto por Rubian Melo, coordenador do NordesteLAB; o jornalista Carlos Roberto; e a crítica e doutora em comunicação Enoe Lopes Pontes.

O festival também celebra sua trajetória com exibições restauradas, como o clássico “Bye, Bye Brasil”, de Cacá Diegues, e uma retrospectiva da produção documental de Sérgio Machado, incluindo filmes como “3 Obás de Xangô”. Além das exibições, serão oferecidas atividades formativas como a oficina de crítica com Adolfo Gomes, que resultará na formação do Júri Jovem, responsável pela escolha dos melhores filmes da Competitiva Nacional e Baiana.

O Panorama Internacional Coisa de Cinema é realizado com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Salvador, e apoio do Fundo de Cultura do Estado da Bahia.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Fonte